Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

28/05/2009

Arte é exteriorização de emoções, sentimentos e idéias

A figura humana inspira o homem desde o início dos tempos e, é através dos desenhos artísticos que registramos formas, expressões e movimentos deste mesmo homem.

As turmas do ensino médio da E.E.B. POPS procuraram com carvão e papel pardo, durante as aulas de artes, registrar o aprendizado em relação à figura humana.








Arte é exteriorização de emoções, sentimentos e idéias







25/05/2009

RELATÓRIO DA PRIMEIRA ETAPA DA GINCANA ECOLÓGICA

Segue relatório com os dados da primeira etapa da Gincana Ecológica realizada em abril de 2009.



Curso de capacitação dos professores de matemática/física

No dia 22/05/2009 estiveram reunidos na E.E.B. POPS os professores de Anchieta, Palma Sola e São José do Cedro.
O motivo do encontro foi a segunda etapa da capacitação dos professores de matemática/física.
A capacitação foi ministrada pelo professor Roque Jungblut e teve como objetivo o estudo sobre a informatização dos conteúdos de matemática do ensino básico, com base no livro Matemática Básica - Modelada e Informatizada.

22/05/2009

Visita a exposição de artes no SESC em SMO. PROJETO PRETEXTO

No dia 21/05/09 os alunos da E.E.B. POPS das turmas 701 e 2201, sob orientação das professoras de artes Maria Roseli Lucas e Eliane Suffredini de Freitas, visitaram a exposição de artes que acontece no SESC em SMO, PROJETO PRETEXTO, onde artistas locais abordam questões relativas à área, tendo como enfoque a ARTE COMTEMPORÂNEA.

O objetivo maior da visita foi despertar nos educandos o conhecimento qualificado e o processo criativo e artístico da arte e suas infinitas possibilidades. Como podemos ver nas telas, instalações artísticas, interferências, serigrafias, entre outros processos de criação, a arte é um estado de espírito e, devemos fazer uso de diferentes e inovadores materiais alternativos de forma criativa e inovadora.

Também, fez parte da visita um documentário sobre artistas catarinenses e seus processos criativos e inspiratórios e, uma oficina de pintura, onde os alunos expandiram sua criatividade.Estas pinturas foram trazidas e serviram de base para uma nova produção contemporânea dos educandos da 701, os quais estarão em anexo nos portfólios dos alunos no final da serie em questão, bem como o debate de toda a exposição, que é um momento de grande identificação e socialização de saberes e aprendizado.

As professoras ressaltaram que a referida exposição é de excelente nível e aproxima os educandos deste universo cultural ainda tão distante da nossa realidade.

O ARTISTA É UM SER INSATISFEITO COM O MUNDO, POR ISSO ELE CRIA.


19/05/2009

Segunda etapa do GESTAR II em Língua Portuguesa

Apresentação de teatro durante a Segunda etapa do GESTAR II em Língua Portuguesa.

Algumas atividades desenvolvidas:

Segunda etapa do GESTAR II em Língua Portuguesa


Hoje dia 19/05/2009 está em andamento, na E.E.B. POPS, à segunda etapa do GESTAR II em Língua Portuguesa.

Estão presentes os professores de Palma Sola e Anchieta.

Hoje serão realizadadas: 2 oficinas e trocas de experiências de atividades desenvolvidas pelos professores em sala de aula.

Os professores poderão ampliar seus conhecimentos sobre gêneros textuais, tipologias textuais e sequências tipológicas.

Os cadernos de estudo são suportes pedagógicos para auxiliar nas atividades práticas de sala de aula. Os professores avaliaram o material, e todos colocaram que gostaram e que vem de encontro com a prática de sala de aula.

Os professores trouxeram atividades desenvolvidas em sala de aula, que envolveram os mais diversos gêneros textuais, como: história em quadrinho, cartão postal, poesias, biografias, autobiografias, fábulas e acrósticos.
O dia está transcorrendo normalmente com a participação de todos os cursistas.

Prof. Ivone T. M. Sampaio
Formadora do curso Gestar II






11/05/2009

Promoção cultural “MINHA MÃE VALE UMA HISTÓRIA”

Mural com os textos produzidos pelos alunos:





Resultado da promoção cultural “MINHA MÃE VALE UMA HISTÓRIA”

1ª à 3ª Série do Ensino Médio

Minha Vida
Mãe é com orgulho que lhes escrevo esta mensagem, para te dizer o quanto você é importante pra mim.
Estou agora a pensar... não a palavras suficientes pra lhe dizer o que sinto, o seu brilho é mais forte do que de uma estrela cadente, o seu sorriso então nem se fala.Eu posso escrever 1 bilhão de vezes te amo e 1 trilhão de vezes obrigada por tudo, carinho, amor, calor e a vida que tenho graças a você Mãe que me deu a luz após 9 meses. Eu vou te amar e respeitar e também lhe agradecer pela vida inteira, durante todos os dias da minha vida.
Pode passar o ano, chegar o verão e após vir à chuva, o vendaval e o inverno, eu vou estar contigo, a sua presença sempre esta comigo mesmo você não estando perto, a senhora esta dentro de meu pensamento e em meu coração. Sabe por quê? O amor de uma mãe com seus filhos é imortal, como o sol e o universo que não acabaram de forma alguma, quem criou este amor, lindo mágico e especial foi Deus nosso maior bem, a maior prova disso é que não existe no mundo alguém, a não ser ele, que possa criar algo tão perfeito e acolhedor. Eu termino este texto, essa mensagem com 6 palavras
Te amo e Te adoro
Mamãe!
Alexandra Pereira da Silva

Resultado da promoção cultural “MINHA MÃE VALE UMA HISTÓRIA”

5ª à 8ª Série

Minha Mãe

Certo dia de manhã minha mãe, meu pai, eu e minha cachorra fomos para a roça. Eu tinha apenas 3 anos e 9 meses, e nós fomos de carroça.
Estava tudo indo bem até que os bois começaram a ficar bravos. O pai e a minha mãe continuaram a trabalhar, e eu fiquei em cima da carroça brincando. De repente os bois começaram a descer, só deu tempo da mãe me pegar. E os bois saíram correndo e só tava a minha mãe lá, então ela me soltou no chão e saiu correndo atrás dos bois, e eles não pararam. Eles só pararam quando deram com a canga num ambuzeiro.
A mãe começou a puxar os bois para cima, mas na metade do caminho ela deixou a corda escapar, e os bois dispararam. E ela foi avisar o meu pai, para ele ir buscar os bois, ele foi e amarrou.
Meu pai e minha mãe continuaram trabalhando. E eu deitei num tapete que tinha levado com minha cachorra. Meu pai encheu a carroça de milho e nós três fomos em cima da carroça e minha cachorra no chão. Nós estávamos indo bem tranquilos e os bois começaram a enlocar e desceram num corrimaço. Eu e a mãe freava e o pai puxava a corda. A minha cachorra em vez de ajudar, ficava latindo, daí sim os bois iam cada vez mais rápido. Um pouco a frente tinha uma cerca, que os bois tiveram que parar por que se enlearam tudo. Eles pararam tão rápido que minha mãe caiu da carroça quase em cima da minha cachorra. A cachorra levou um susto que ficou dias sem aparecer em casa.
Minha mãe e meu pai foram arrumar a cerca e desenlear os bois, claro que se fosse pela minha mãe, ela mataria os bois. Enquanto isso, eu vi uma galinha com pintinhos, que já estavam grandes, e eu fui mexer nos pintinhos e peguei um, e a galinha ficou brava e correu atrás de mim. Eu joguei o pintinho perto da mãe e a galinha voou nas costas dela. A minha mãe ficou tão brava, que no almoço nos tivemos risoto.
Ela foi tomar banho e depois fez chimarrão. Logo que ela e meu pai começaram a tomar, veio alguns garotos pedir para jogar bola e meu pai disse que sim. Não demorou nada que a bola bateu na cuia de chimarrão, e adivinha quem estava com a cuia? A minha mãe. A blusa que era branca ficou um pedaço verde. Sabe, esse não era o dia da minha mãe!

Ivânia Vaz Pinheiro

Resultado da promoção cultural “MINHA MÃE VALE UMA HISTÓRIA”

1ª à 4ª Série

Mamãe

Mãe eu adoro você, eu acho você a mulher mais linda do mundo que existe.
Você me dá carinho, me dá comida bem saudável.
Você me trata como um bebezinho, bem naniquinho.
Quando vou dormir, você me faz carinho.
Você me dá amor, paz, harmonia, e esperança para toda a minha família.
Mãe eu gosto muito de você. Um beijo no fundo do coração.
Mãe você é 10.

De sua filha: Fernanda

07/05/2009

Homenagem para as Mães

Ocorreu ontem, juntamente com a palestra e a entrega dos boletins, uma linda homenagem para o dia das mães.







Que mulher é essa?

Que mulher é essa
que não se cansa nunca,
que não reclama nada
que disfarça a dor?
Que mulher é essa
que contribui com tudo,
que distribui afeto,
tira espinhos do amor!
Que mulher é essa
de palavras leves,
coração aberto,
pronta a perdoar?
Que mulher é essa?
que sai do palco,
ao terminar a peça,
sem chorar!
Essa mulher existe,
sua doçura resiste,
às dores da ingratidão,
resiste à saudade imensa,
resiste ao trabalho forçado,
resiste aos caminhos do não!
Essa mulher é MÃE,
linda, como todas são.

Créditos mensagem:http://www.pucrs.br/mj/poema-mae-90.php
de Ivone BoechatNiterói - RJ - por correio eletrônico

06/05/2009

Palestra e entrega de boletins

Hoje dia 6 de maio esta acontecendo, na E.E.B. POPS, uma palestra ministrada pelo Dr. Joarez e a Equipe de Saúde da Família do nosso município. O tema da palestra é: “FAMÍLIA E GRAVIDEZ PRECOCE NA ADOLESCÊNCIA”. Logo após a palestra haverá a entrega dos boletins.
Para quem perdeu a palestra no período vespertino, ainda há oportunidade de assistir no período noturno, às 19:00 horas nas dependências da escola. Seguindo o cronograma do período vespertino, logo após a palestra será feita a entrega dos boletins.

04/05/2009

Planejamento Interdisciplinar de Atividades Escolares para o Segundo Bimestre das Escolas Estaduais do Município de Anchieta. “PLANEJAMENTO GLOBAL”

Hoje dia 04 de Maio de 2009 os professores, assistentes técnicos e direção das Escolas Estaduais do município de Anchieta reuniram-se na E.E.B. Prof. Osni Paulino da Silva para relatar e debater as atividades escolares que estão em andamento e planejar novas atividades para serem desenvolvidas em sala de aula durante o segundo bimestre letivo do ano 2009, pois as Escolas Estaduais do município de Anchieta trabalham com projetos que são desenvolvidos simultaneamente na E.E.F. João café Filho, na E.E.F. Padre Reinaldo Stein e na E.E.B. Prof. Osni Paulino da Silva.