Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

26/10/2010

Literatura de Cordel

Literatura de Cordel é uma manifestação artística cultural. Por meio da escrita e ilustrações são transmitidos poemas/poesias e histórias do povo pelo povo para o povo.
O nome Cordel teve origem em Portugal onde os livretos eram expostos em barbantes como roupas no varal.
Em agosto, o mês do Folclore os alunos das 7ªs séries nas aulas de Artes trabalharam as lendas do Folclore brasileiro com tinta nanquim.
Parabéns!!!


Tintas naturais

Estamos rodeados de elementos coloridos, e a natureza oferece matéria-prima abundante para a produção de tintas.
Por tintas naturais entende-se tintas obtidas da natureza que como as demais são compostas basicamente por pigmentos e aglutinantes.
A partir das explicações os alunos das 5ªs séries da E.E.B. POPS (nas aulas de Artes) produziram suas tintas e com o tema paisagem, criando assim suas produções visuais.

25/10/2010

Sorriso Negro

Análise da Música “Sorriso Negro” – Daniela Mercury

Texto Produzido pela aluna Tailise Morandi

Turma 2201

Disciplina História – Professora Silvane

“Sorriso Negro”

Ouvindo a música “Sorriso Negro” de Daniela Mercury, percebe-se que ela canta em ritmo baiano, um pouco da história dos negros, e também demonstra ter orgulho de ser preta, orgulho de seus antepassados negros.

Quando os negros africanos eram transportados da África para o Brasil, nos enormes navios que vinham sobrecarregados de negros, eles sofriam muito sendo tratados da pior forma possível, amontoados, em condições subumanas, muitos morriam antes de chegar ao Brasil, sendo que os corpos eram lançados ao mar. Chegando aqui, eram obrigados a trabalhar nas fazendas e engenhos de açúcar ou nas minas de ouro, eram proibidos de praticar sua religião de origem africana, a qual é demonstrada na música na frase “... todos os meus santos também podem lhe ajudar...”, pois sua religião cultuava vários santos, que eram condenados pela religião católica, a qual era obrigada pelos senhores do engenho, a seguir.

A cantora se orgulha de ser de origem negra, das cores vivas no seu sangue que representam a cor negra da pele e também as multicores usadas pelos negros em seu corpo, roupas e artesanatos, se alegra em mostrar o que ela é.

Destaca que é do Cortejo afro encantador, filho de Ipê A yê, Ghandi e Mestre Pastinha, que é descendente de negros que lutaram para alcançar seus objetivos, como Ghandi que ela cita.

Ouvem-se muitas pessoas em nossos dias, falarem mal dos negros, principalmente no aspecto de trabalho, dizem que os negros são preguiçosos e não tem vontade de trabalhar, mas em sua música, Daniela destaca que “negro sem emprego fica sem sossego”, defendendo a força de vontade e capacidade do negro para o trabalho.

Negro é uma cor de respeito, de inspiração, silêncio, é luto e solidão, relembrando os dias horríveis que passaram, tantos massacres e ódio para pessoas inocentes e indefesas, nem os jesuítas defendiam os africanos da escravidão, eles defendiam apenas os indígenas. Por sua luta e conquista de liberdade, negro é uma cor de respeito, é a raiz da liberdade.

Os negros sofreram os sacrifícios da escravidão, mas hoje, tudo está mudando, como diz a música o negro tá ligado, atrás de um futuro melhor considerado.

O Brasil precisa de integração, mais respeito, amor, dignidade, trabalho, saúde e cidadania, paz e união principalmente com o povo negro que faz parte da nossa história, são filhos amparados pelo mesmo Deus, que têm orgulho de ser o que são, negro é a raiz da liberdade que está estampada em um sorriso negro.

20/10/2010

Homenagem ao dia do professor

No dia 13/10/2010 os alunos da E.E.B. POPS homenagearam os professores para comemorar o seu dia.
Parabéns Professores!


08/10/2010

Formas de Relevo

Maquetas construidas pelos alunos dos primeiros anos do Ensino Médio, representando as formas de relevo terrestres.

07/10/2010

Semana de valorização da vida

Foi realizado em Anchieta a semana de palestras com Selmiro Paulo Wolfarth, através do projeto: FAÇA SUA ESCOLHA VIVA SEM DROGAS.
As palestras contaram com a presença dos alunos das escolas do município, pais, autoridades e comunidade em geral.