Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

28/03/2012

Sementes Crioulas

No dia 23 de março de 2012, os alunos da 8º1 orientados pela professora Noemi Mª Z. Lebrbach tiveram uma aula diferenciada na disciplina de Geografia. Dentro da atividade Juri Simulado, um grupo de alunos para defender o seu tema sobre sementes crioulas convidou o Sr. Valdecir Cella, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a explanar sobre o assunto. O palestrante colocou os benefícios do plantio das sementes crioulas na alimentação e para o meio ambiente.






12/03/2012

Agrotóxicos




No dia 07/03/12 os alunos do Ensino Médio Inovador, juntamente com a Profª: de química, Ana Claudia, foram visitar a cooperativa Alfa,onde foram muito bem recebidos pelo Gerente Da Cooper o Senhor Celso, ele explicou para os alunos o uso dos agrotóxicos, quais os mais vendidos no munícipio de Anchieta, os perigos que eles trazem para a saúde, o uso de equipamentos para a proteção.Também foi relatado o uso correto das embalagens, como é feito esse descarte dessas embalagems.Foi muito emportante essa visita, pois os alunos não sabiam, como os agrotóxicos podem trazer perigo para a nossa vida.

Está mais que comprovado que a maioria dos agricultores desconhece os efeitos nocivos dos agrotóxicos, não usa equipamentos de proteção e é carente de assistência técnica. Além disso , a venda dos agrotóxicos é livre e sem controle.
Um dos fatores que agrava o problema atual de aplicação de agrotóxicos e consequentemente intoxicação dos consumidores dos produtos por estes fornecidos é a total falta de informação técnica dos agricultores sobre os componentes químicos presentes nos agrotóxicos e as consequências do uso desses produtos á saúde humana, bem como a falta de terinamento para o uso adequado dos produtos.
Como pode ser percebido, a maioria dos problemas poderiam ser solucionados com medidas relativamente simples, como Educação e Fiscalização.Agricultores bem informados, e com noções sobre efeitos dos agrotóxicos saberiam aplicá-los de forma mais adequada.
O tema "agrotóxicos" se mostrou muito amplo e especialmente importante do ponto de vista ecológico.
Ficou evidente que torna-se muito importante a educação dos produtores, uma maior orientação por parte de técnicos especializados, suporte do governo e essa orientação e a educação desses produtores como medidas contra consequências mais graves decorrentes do uso desses produtos químicos.

08/03/2012

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2012

INICIO DO ANO LETIVO-08-02

A direção da EEBPOPS recepcionou seus professores e funcionários de 2012 com um delicioso café matinal, proporcionando assim, um momento de encontro , apresentações e socialização das vivências durante o recesso escolar.
Em seguida, juntaram-se a nós os professoresdas escolas estaduais Padre Reinaldo Stein e João Café Filho, para dar início ao Planejamento Sócio Interacionista Participativo das Atividades de Aprendizagem que serão desenvolvidas durante o 1º bimestre. Definiu-se como tema “Cuide da Vida, das Pessoas, dos Sonhos e da Natureza”. O planejamento aconteceu de forma interdisciplinar e coletiva.


Aconteceu nos dias 10 e 11 de fevereiro deste ano o curso de Formação Continuada Ensino Médio Integra l Interdisciplinaridade e Planejamento Coletivo em Itá Santa Catarina onde estiveram presentes todos os educadores envolvidos com o Ensino Médio Integral ou Inovador do estado das escolas que abraçaram esta nova forma de ensino. Curso este ministrado pelos profissionais da Secretaria de Educação.


Local do curso Thermas Hotel

Apreciando o espetáculo da natureza- torres da igreja da antiga cidade, agora inundada.



No dia 14-02-2012 iniciaram-se as atividades com os alunos recepcionados pela direção, assessoras, professores e equipe pedagógica onde foram acolhidos com carinho por todos. Como convidados contamos com a presença do Padre Nelson, Ministro da eucaristia Ivanor de Moura, pastor Jadir e a pastora Sandra Weid que também acolheram a todos com atividades dinâmicas, brincadeiras e músicas e, finalmente a benção para que todos neste ano sejam abençoados por Deus e alcançam seus objetivos.






Na sequencia da recepção, no dia 15-02 nas primeiras aulas foram trabalhadas coletivamente, em uma aula motivacional com a seguinte programação:

Foi ouvida a música Acorda Pra Vida de Guilherme e Santiago que fala da paz e, em seguida cada professor trabalhou a mensagem que a letra da musica nos traz. Posteriormente foram confeccionados bonecos unidos pelas mãos, simbolizando a paz em resposta a pergunta: Que ações contribuem para uma boa convivência e aprendizagem em 2012? Também foi trabalhada a oração da escola.
Oração da Escola


Neste ano contamos com duas novas modalidades de ensino ( grade curricular), sendo a Correção de fluxo, onde alunos com defasagem idade\série tem a oportunidade de concluir o ensino fundamental em apenas um ano, onde são ministradas aulas de língua portuguesa, matemática, artes e educação física, enfatizando a leitura, escrita, interpretação, as quatro operações básicas, cultura e esporte, sendo enfatizada todas as outras áreas do conhecimento através de textos informativos, imagens, pesquisas, estudo de campo e outras formas de ampliar os conceitos básicos.



Visita aos alunos da Correção de Fluxo da Supervisora de Ensino da 30º SDR de Dionísio Cerqueira Srª Silvane Prestes de Oliveira, para esclarecer da importância e aproveitamento desta oportunidade que estes educando estão tendo.


Com o objetivo de proporcionar atividades de melhoria na qualidade de vida foi realizada uma caminhada na trilha ecológica da gruta da igreja matriz com os instrutores da EPAGRI, professores da turma e direção, fez-se uso do GPS que possibilitou a elaboração de um mapa do percurso , com os dados coletados será trabalhado medidas de comprimento, produção textual-descrição do percurso e análise das imagens, bem como a ilustração. Durante o percurso foram realizadas paradas para execução de alongamentos visando o bem estar físico e mental.

Já nas turmas do 6º ano as professoras de ciências do Ensino Fundamental com o objetivo de conhecer o meio ambiente e identificar os seres vivos encontrados na natureza realizaram um passeio de estudo na gruta da igreja matriz observando as plantas e suas partes, a cadeia alimentar nos diferentes nichos ecológicos, a pigmentação das folhas e raízes, a seiva entre outras análises realizadas a partir dos conceitos trabalhados em sala de aula.

Dentre as reformas realizadas durante o ano de 2011 está o acesso ao ginásio de esportes, anseio de todos os alunos que tinham dificuldade em dirigir-se até o mesmo para as atividades esportivas. Com recursos provenientes da 30º SDR de Dionísio Cerqueira.


Neste início de ano, os alunos da EEBPOPS receberam os kits escolares contendo o material básico já no primeiro dia de aula, assim também os professores receberam da 30º SDR uma agenda escolar e uma caneta. Também, fomos contemplados com um computador, um liquidificador industrial, que virá beneficiaro projeto de reciclagem de papel que desenvolver-se-á durante este ano.