Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

10/04/2012

Sólidos Geométricos 5º ano

Profª. Nemary

Nosso cotidiano está repleto de referências geométricas. Os elementos como: retas, pontos, linhas, quadrados, círculos, cubos, paralelepípedos, prismas... estão o tempo todo ao nosso redor. Assim podemos abordar a geometria por intermédio de situações simples do cotidiano.

Seguindo essa proposta construímos os sólidos geométricos, estudamos suas faces, arestas, vértices, bases, faces planas e corpos redondos.

Construímos com sucata brinquedos, esculturas.... utilizamos também os já montados anteriormente.

Os alunos observaram também a presença de formas geométricas na natureza, na pintura e até mesmo no artesanato popular. Em todas as situações foi conversado sobre o que eles perceberam, as formas e o movimento dos objetos no espaço.


Alunos do Ensino Médio Inovador

No dia 13 de março deste ano palestrou para os educandos da escola o sertanista Senhor Homero Pinto antigo funcionário da FUNAI que falou sobre os seguintes temas : Valores de Vida, relação do Homem para com a Natureza, Educação indígena, relação dos povos indígenas para o povo branco suas vantagens e desvantagens. Também, apresentou diversos vídeos, fotos e depoimentos dos índios Xingu. Assim, a Escola contribui para o entendimento da questão étnico racial, do respeito à diversidade sociocultural, orientando os educandos para superar toda forma de discriminação.

Esta exposição integra o trabalho do Projeto Multidisciplinar do núcleo de Educação afro descendente(NEAD).

Os alunos do Ensino Médio Inovador através de pesquisa sobre o sistema solar, desenvolveram o planetário. Com essa atividade de aprendizagem resgatou-se o estudo da astronomia , a ordem dos planetas em relação ao sol, qual a sua composição, distância , e os movimentos realizados. A elaboração prática do planetário torna o estudo atrativo, envolve os alunos e os resultados cognitivos e de comprometimento mútuo propiciam elevada auto estima entre todos.

Alunos do Ensino Médio inovador – Construção do planetário.



Com o intuito de resgatar a importância e a necessidade do Grêmio Estudantil na E.E.B.Professor Osni Paulino da Silva foi trabalhado com os alunos as características de um líder e os segmentos que constituem o Grêmio Estudantil.

Um líder deve ser curioso, criativo,comunicativo, de caráter, corajoso, convicto, carismático, competente e ter senso comum.

Alunos do Ensino Médio inovador – pesquisando as características de um líder.

Alunos do Ensino Médio inovador – Construção de painéis - características de um líder.

No dia 13/03 (noturno) e 14-03 (matutino e vespertino) esteve na Escola o Padre Vergilio, acompanhando os missionários que desenvolveram em Anchieta diversas atividades. Com sua vasta experiência internacional, Padre Vergílio conclamou os jovens para o engajamento social e espiritual, enaltecendo os valores humanos, a incessante busca do bem e enfatizando o ser humano como único e responsável pela sua vida e a vida em comunidade.

Palestra com Padre Virgilho


Dia 20 de março, dia da emancipação política administrativa de Anchieta, o departamento esportivo, juntamente com as escolas da rede municipal e estadual do município promoveram a IV maratoninha, com o objetivo de proporcionar aos munícipes uma atividade para comemorar os 49 anos do município de Anchieta, uma grande confraternização entre todos os adeptos do atletismo e motivar a prática das corridas, indispensáveis para garantia de vida saudável.

Nossa escola participou em todas as modalidades escolares, conseguindo diversas colocações na classificação final. Assim como, participou da organização do evento em conjunto município e escolas estaduais.

Os participantes foram classificados em 10 categorias, percorrendo distâncias considerando a resistência física e a faixa etária. Os três primeiros colocados foram premiados com medalhas.


Com o objetivo de verificar o aumento da estatura e obesidade do povo brasileiro, bem como as doenças em decorrência desses fatores foram realizados pesquisas, coletas de dados, cartazes, gráficos e tabelas pelos alunos do Ensino Médio Inovador proporcionando a socialização das informações, bem como a conscientização desses problemas.


Foi promovidas palestras com a enfermeira Magli Rosseti, vigilante sanitária Rosangela Teixeira e o médico Dr.Ricardo Moital. que trabalharam sobre o lixo contaminado do posto de saúde de Anchieta para as turmas do EMI( Ensino Médio Inovador), explicando os tipos de lixo hospitalar, o armazenamento, a coleta e o destino até o aterro sanitário do município.


Também, promoveu-se palestras sobre as doenças de pele com o DrMarcos Tiago Cervi que trabalhou com as turmas da Correção de Fluxo, 6º, 7º e 8º anos, enfatizando os efeitos solares na pele, a prevenção e o uso de protetores.



Objetivando desenvolver a agilidade, atenção, coordenação motora ampla e o espirito de equipe os professores de convivência, orientação de leitura e informática do Ensino Médio Inovador promoveram atividades de gincana esportiva como: estoura balão, cadeirinha, chute ao gol nos arcos, pega o rabo e a moeda, entre outras, integrando os alunos em diferentes equipes, no horário de vivência. Espaço esse que corresponde ao período das 12h30min ás 14h.


Em comemoração a semana santa a EEBPOPS promoveu a Hora Cultural onde os alunos apresentaram diversas atividades culturais como: teatros, danças, mensagens, jograis e textos em inglês e paródias. Os temas trabalhados foram Mulher, Escravidão, Morte e Ressurreição de Cristo e Brinquedos de Infância.