Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

30/04/2013

PROFESSORES RECEBEM TABLETS


No dia 16 de abril foi realizada a entrega de tablets aos professores efetivos do ensino médio de nossa Escola. Uma ação do governo com  o objetivo de instrumentalizar e incentivar o uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem.
Os equipamentos contam com diferentes aplicativos e conteúdos do MEC que podem ser utilizados pelos professores para facilitar seu trabalho dentro e fora da sala de aula.



VARIEDADES LINGUÍSTICAS II


Os alunos do Ensino Médio Inovador 1102, 1103 e 1104 a partir da leitura de diferentes gêneros textuais foram desafiados a estar ‘representando’ durante aula de LPD com a Professora Ivone Sampaio.


25/04/2013

CONVIVÊNCIA E ORGANIZAÇÃO


Em um ambiente de uso coletivo como a sala informatizada, são necessárias normas para organizar a convivência e zelar pelo patrimônio de tal espaço. Foi pensando nisso que os alunos da 1ª Série do Ensino Médio Inovador trabalharam algumas dessas questões que visam a melhor organização e utilização da mesma.

19/04/2013

EXPRESSIONISMO ABSTRATO


O expressionismo abstrato é uma forma de revolta contra a pintura tradicional. Uma forma de expressar liberdade e a espontaneidade.
O expressionismo abstrato surgiu em Nova York na década de 40 e teve grande influencia na Europa nas décadas de 50 e 60.
A ideia do trabalho é mostrar que não há só uma forma de arte, a diversidade também faz parte da arte onde cada um expressa sua liberdade de um jeito diferente.

BODY ART


A body art está associada à arte conceitual e ao minimalismo. É uma manifestação de artes visuais onde o corpo do artista é utilizado como suporte ou meio de expressão. Foi na década de 60 que essa forma de arte se popularizou e se espalhou pelo mundo.
Alunas explicam a arte e aplicam a body art.


CONVIVÊNCIA


Na disciplina de empreendedorismo os alunos desenvolveram atividades no horário de convivência 
sobre as características de um empreendedor e as qualidades. 
Participaram das atividades os alunos da 1ª Série EMI.


18/04/2013

ILUSÃO DE ÓTICA


Os alunos da 3ª Série apresentaram um vídeo na aula de Artes sobre a Ilusão de Ótica e Op Art.
A Op Art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho, pelo uso de ilusões de ótica.
Embora tenha sido um movimento efêmero, a Op Art teve grande influência na moda, na decoração de interiores, em capas de livros e discos, e até mesmo no urbanismo e na arquitetura.

AULA DE ARTES


Gravura é um processo de incisão (riscar, gravar) sobre determinada superfície que permita a sua reprodução a partir da matriz.
Nas aulas de Artes, o 7º ano trabalhou com o tema “50 anos de Anchieta” a técnica de xilogravura em isopor, pela praticidade e facilidade no manuseio. Assim usaram vários objetos para gravação conseguindo ótimos resultado.

 


17/04/2013

CONVIVÊNCIA


Com objetivo de apoiar e fortalecer o desenvolvimento do trabalho interdisciplinar inovador, a EEB POPS oferece uma Sala de Informática exclusiva para os alunos do EMI, a qual os alunos podem realizar suas pesquisas e trabalhos durante a convivência, buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico.
Alunos da 1ª Série EMI no horário da convivência desenvolvendo trabalho da disciplina de química já estudado em sala de aula.
 

POP ART

É um movimento artístico que surgiu nos EUA em 1950. As suas obras mostravam a manifestação da cultura popular capitalista. É o marco de passagem da modernidade para a pós-modernidade na cultura ocidental, operando como signos estéticos e cores inusitadas usando gesso, poliéster e látex.
Por meio das cores e fotos, as características do POP ART são representadas pelos alunos.

MEDO DO DESCONHECIDO


 

Os alunos da 3ª Série trabalhando Arte Contemporânea com o titulo “Medo do Desconhecido”, orientados pela Professora Eliane da Disciplina de Artes.
Quem não tem medo do desconhecido?
O desconhecido mexe com a nossa curiosidade, nos leva a ter um sentimento de incapacidade. Quando deixamos o medo de lado e permitimos cair no desconhecido e arriscar com o que não se sabe, muito se evolui.

LER É 10...


"UM PAÍS SE FAZ COM HOMENS E LIVROS"


Já ouviram esta frase famosa alguma vez? ela foi dita por Monteiro Lobato para expressar quão importante era para ele a leitura.
No dia 18 de Abril, comemoramos o Dia do livro, em homenagem a Monteiro Lobato que nasceu neste dia, pela grandiosa colaboração à Literatura brasileira.

Eu sou o mundo, e o mundo sou eu,
porque através do meu livro
posso ser quem quiser.
Palavras e imagens, versos e prosa,
levam-me a lugares vizinhos e distantes.

A cada palavra em cada página,
viajo no tempo e no espaço.
E nas asas da fantasia
o meu espírito atravessa terra e mar.

Quanto mais leio, mais compreendo
que, com o meu livro,
estarei sempre

na melhor das companhias.

12/04/2013

PROVÃO - ENORME DESAFIO DO ENSINO MÉDIO INOVADOR




Dias 15 e 16 de abril/2013 será realizado o “provão” do Inovador.  Com objetivo muito bem definido de preparar os alunos para enfrentar situações diversas de concursos  e vestibulares. Os professores do EMI formulam “questões estilo ENEM”. A partir de um texto base são elaboradas questões de todas disciplinas, com as seguintes características : a interdisciplinaridade e  o período mais longo para a resolução das perguntas.
O  “provão” soma como uma das várias  avaliações realizadas pelo professores para definir a nota do bimestre, além de também em conselho de classe  os professores coletivamente atribuir uma nota geral a cada aluno pelo seu empenho, dedicação, atitudes, cooperação, convivência e comprometimento.

Boa prova, boas notas.

ENSINAR O SENTIDO DA VIDA


Primeiro precisamos  agradecer ao Padre Nélson, da Paróquia Santa Lúcia- Anchieta- pelo companheirismo e parceria com a escola POPS. Agradecer também ao Padre Marlo que esteve em nosso meio realizando palestra com os alunos sobre o tema da Campanha da Fraternidade/2013 – - Envia-me. Porém,  o  enfoque  foi  o jovem,  com o questionamento: qual o sentido da vida; ou como perguntar e ensinar o sentido da vida. 

11/04/2013

HINO NACIONAL BRASILEIRO


No dia 13 de abril comemora-se o dia da criação do Hino Nacional Brasileiro. Sua música foi criada em 1822, por Francisco Manuel da Silva (1795-1865), recebendo inicialmente o nome de “Marcha Triunfa”.
Nessa época, o Brasil passava por uma crise contra o governo de Portugal, buscando sua independência diante desse país.
Dom Pedro I apresentava dúvidas em suas decisões, a fim de dar a liberdade ao Brasil, deparava-se autoritário e temeroso às pressões da corte portuguesa. 

10/04/2013

MANDALA


Mandala é uma palavra sânscrita que significa circulo ou aquilo que circunda um centro. É uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo.
A partir disso os alunos da 8ª Série realizaram pesquisam pesquisa sobre o seu ‘eu’ (gostos pessoais, simbologia dos signos, músicas, cores, pedra da sorte, alimentos entre outros) criaram a sua própria  mandala utilizando-se de diversos materiais, criando assim uma profusão de cores  figuras.

 


09/04/2013

CONVITE


A Direção e Professores da EEB Professor Osni Paulino da Silva, tendo como meta a qualidade da aprendizagem e dar respostas da tantos novos desafios educacionais que a comunidade exige, convida o Pai/Mãe dos alunos desta Escola para realizar o 1º pré-conselho de classe/2013. Avaliações, trabalhos, pesquisas e apontamentos foram registrados e através do diálogo com os Professores as famílias conseguem auxiliar seus filhos e melhorar o desempenho escolar.
Dia: 10 de abril (quarta-feira)
Hora: 13h15min. Às 20h15min. OBS.: Sem intervalo após às 17h15min.

Contamos com sua valiosa presença para juntos alcançarmos bons resultados no conhecimento e na educação.

Direção e Professores

EMI CONFECCIONA TRICÔ NAS AULAS DE ARTESANATO


Alunos do Ensino Médio Inovador aprendem a fazer tricô durante aula de artesanato 
com a Professora Eliane.


 

CÂMARA ESCURA DE ORIFÍCIO

A atividade da câmara escura de orifício foi desenvolvida com os alunos da 3ª Série com o objetivo de comprovar a propagação retilínea da luz e explicar a formação da imagem na retina do olho humano.


 

08/04/2013

CAMA DE GATO


A partir da Arte Contemporânea, os alunos da 3ª Série orientados pela Professora Eliane, criaram uma Cama de Gato (espécie de labirinto) no qual vícios de muitos brasileiros, principalmente jovens foram expostos neste espaço. O objetivo principal era que cada estudante passasse entre os barbantes sem encostar o corpo, oportunizando os alunos a refletir que na vida nem sempre escolhemos caminhos fáceis a percorrer, e nesses caminhos muitas vezes nos deparamos com situações nas quais precisamos decidir se queremos ou não vivenciar e assumir as consequências. Se não prestamos a devida atenção nos pequenos detalhes ao longo de nossa caminhada, podemos nos deixar influenciar por outras pessoas ou até mesmo pelo prazer momentâneo e então trilhar um caminho mais escuro ou sem volta, este é o Caminho dos Vícios.


 

EMI VISITA MUSEU HISTÓRICO DE GUARACIABA


Os alunos EMI fizeram uma visita ao Museu Histórico Prof. Edvino Carlos Holscher 
na cidade de Guaraciaba no dia 03 de março. 
O objetivo da visita foi oportunizar os alunos a conhecerem  melhor as questões da 
história e identidade cultural, retratadas no museu.



03/04/2013

CONVIVÊNCIA

No dia 27 de março os alunos do EMI apresentaram suas versões sobe o texto " A Princesa e o Sapo: Versões" de Luiz Fernando Veríssimo. Em grupo os alunos leram o texto e a partir dele criaram suas versões para um outro conto de fadas.

 

VARIEDADES LINGUÍSTICAS


Alunos da 1ª Série (1101) EMI apresentando trabalho sobre as variedades linguísticas na aula de LPD com a Professora Ivone Sampaio. Cada dupla representava uma linguagens diferente, dentre elas o baiano, mineiro, paulista, carioca e gaúcho.


 

01/04/2013

PÁSCOA NA ESCOLA


Diante da importância da comemoração alusiva da páscoa, os alunos do POPS receberam no dia 28 de março, a visita do ‘Coelhinho da Páscoa’, o qual distribuiu doces e muita alegria a todas as crianças.