Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

18/06/2013


EMI REESCREVEM QUADRAS POPULARES

Os alunos do 1º ano EMI pesquisaram junto a seus familiares quadras populares ou “versinhos” que eram recitados por eles antigamente.
Os alunos digitaram as quadra populares no laboratório de informática e depois ilustraram-as.
Foram recitados e socializados em sala de aula logo após, foram expostas nos murais da Escola.

Essas atividades foram planejadas e executadas nas aulas de LPL pela Professora Ivone T. M. Sampaio.

ALUNOS REALIZAM PALESTRA AOS COLEGAS SOBRE EDUTRAN

Os alunos da turma 3303, desenvolveram uma palestra sobre o Edutran e em suas falas conscientizam seus colegas sobre os direitos e deveres dos pedestres e motoristas, alertaram quanto à importância de agir com consciência e responsabilidade, debateram sobre as ações praticadas no trânsito, buscando mudanças positivas, e por fim, conscientizaram os alunos como futuros condutores quanto ao respeito dos limites de velocidade, bem como as Normas de Trânsito.

O DIA DOS NAMORADOS NOS ESTADOS UNIDOS

Nos Estados Unidos esse dia é chamado de Valentine’s Day e é celebrado em 14 de Fevereiro. A data é comemorado por namorados, casais casados, noivos, amigos e pessoas que se amam.

O amor é demonstrado através da troca de cartões, (estes confeccionados pela própria pessoa), flores, chocolates e presentes. Visto que a data também é comemorada entre amigos, os alunos da turma 3301 na disciplina de língua inglesa, confeccionaram cartões com mensagens de amizade para os seus colegas, em comemoração o Valentine’s Day.

10/06/2013

INCENTIVANDO A LEITURA


Os alunos do 1º ano do EMI fizeram propaganda de um livro que leram, usando argumentos para incentivar os demais colegas na leitura. Os textos foram expostos pela Escola e na biblioteca nos locais onde há grande circulação de alunos.


MEIO AMBIENTE

O Professor Patrick acompanhou os alunos na Ornamentação da Escola para lembrar a semana do Meio Ambiente que iniciou no dia 05 de junho. O papel da Escola é de conscientizar para a preservação da vida e dos bens naturais.





07/06/2013

ALUNOS ENSINO MÉDIO INOVADOR ESTREIAM NA MÚSICA











Os alunos do EMI,  em sua grade curricular, além das 12 disciplinas regulares do Ensino Médio com elevação do número de aulas semanais em diversas disciplinas, são acrescentadas outras disciplinas importantes para  ampliação de conhecimentos, como informática e empreendedorismo. Também são oferecidas aulas no eixo esporte e cultura, onde os alunos optam  pela aprendizagem de alguma atividade pela qual demonstram  interesse. Em 2013  do  eixo esporte os alunos puderam escolher entre dança, xadrez, tênis de mesa e aprendizagem  do instrumento violão. Do eixo cultura, os alunos optarem entre teatro, artesanato,  aprendizagem da língua espanhola e na música,  o teclado.
O  desenvolvimento destas  atividades  proporciona à escola um ambiente diferenciado, dinâmico e alegre.  Em diversos espaços são desenvolvidas oficinas  transformando a escola POPS  em uma escola moderna e realmente inovadora.
No dia da Conferência Municipal de Educação, 21 de maio/2013, os alunos da música, violão e teclado, sob coordenação do Professor Christian, realizaram  sua estreia, apresentando na abertura dos trabalhos a música “para não  dizer que não falei das flores, de Gerando Vandré.


Parabéns a todos e continuem com entusiasmo e alegria.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A representação de alunos  do POPS  é  muito grande e propõem diversas sugestões.
Professores, alunos, pais e representantes de vários segmentos reuniram-se dia 21 de maio/2013 para o 2º momento da discussão, debate e análise das questões educacionais propostas no texto referência – CONAE  2014.
Após deliberações no âmbito  das escolas,  reuniram-se mais de 170 cidadãos anchietenses na Casa de convivência dos Idosos para analisar os eixos II,  IV  e VI e propor emendas aditivas, supressivas, substitutivas ou emendas novas  ao  texto referência. Após  execução de protocolo, aprovação do regimento da conferência municipal,  a Professora Lucilene Pertussati, de Maravilha, proferiu palestra,  contextualizando o documento com informações e dados estatísticos, além de ponderar sobre desafios dos educadores, das famílias e dos alunos.
As conclusões serão acrescentadas ao documento  em forma de relatório e será de competência dos 8 (oito) delegados escolhidos  que representarão Anchieta, defender e argumentar para sua aprovação na Conferência Regional de Educação, em Dionísio Cerqueira.

Importante: Na abertura dos trabalhos à tarde os alunos  do EMI – violão e teclado – fizeram sua primeira apresentação. Ficará na história, pois é o início de um grandioso projeto.

PROFESSORES DA REDE ESTADUAL E MUNICIPAL ELABORAM PLANEJAMENTO DO 2º BIMESTRE












No dia 07 de maio/2013  todos os gestores,  ATP,s  e  professores elaboraram coletivamente as atividades em todas as áreas de ensino  correspondentes ao 2º bimestre,  especificando  objetivos, conteúdos, metodologias e processos de avaliação.
No início do encontro, com mais de 80 professores reunidos, foi apresentada uma mensagem de motivação,  enunciada uma  oração e, posteriormente foi definida a pauta para a CONAE – Municipal, como regimento da conferência municipal de educação, palestrante, composição de grupos de trabalho, apresentação e votação das proposições.
Na sequência foi realizada uma avaliação do tema do 1º bimestre; “ Anchieta – 50 anos de história”, definido o tema para o bimestre:” Juventude e desafios do futuro” e os professores reuniram-se para a construção coletiva de atividades.

O resultado reflete uma sintonia do trabalho  na educação anchietense, a  troca de experiência entre todos professores, o desejo de proporcionar aos alunos conteúdos e metodologias atrativas, resultando em substancial  elevação de conhecimentos. 

05/06/2013

CONSCIENTIZAÇÃO DE TRÂNSITO


Diante da grande violência que presenciamos em nosso trânsito, por falta de informações ou falta de educação, é necessário travar uma luta de conscientização em nossos alunos, através de projetos que contribuem para que cada aluno de posse de sua curiosidade e questionamentos, se torne cada vez mais um sujeito ativo e participante na busca e propagação de ensinamentos dos bom comportamento no trânsito. Demonstrando desta forma, amor a própria vida.


Conforme o cronograma do Projeto Edutran, os alunos dos 3º nos confeccionaram cartazes educativos, estes sendo entregues e divulgados para todas as turmas da Escola POPS a fim de conscientizar os alunos sobre a importância do Edutran.

AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA












Experimento rápido: determinação da densidade e do teor de álcool na gasolina.

EXPERIMENTO DE DENSIDADE COM NAFTALINA


Esse experimento de densidade consiste em colocar uma bolinha de naftalina em um frasco com uma solução de açúcar e água, sendo que ela para exatamente entre as duas partes.

AULAS PRÁTICAS DE QUÍMICA


 A densidade de uma substância é uma grandeza que relaciona a massa de um material com o volume por ele ocupado. A substância menos densa fica na parte superior quando misturada com substâncias mais densas que ela e vice-versa. É possível também modificar a densidade de uma substância por misturá-la com outras menos ou mais densas.
Observe como isso é feito e como pode ser realizado em sala de aula, por meio da  seguinte experiência simples e com materiais de fácil acesso:

OS DIVERSOS TIPOS DE ÁGUA ENCONTRADOS NA NATUREZA

Ao contrário do que muita gente pensa, não existe apenas um tipo de água na natureza. Podemos encontrar na natureza águas de todo tipo: próprios e impróprios para o consumo, contaminadas, com propriedades terapêuticas, etc.

A ÁGUA NO BRASIL

O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem a maior reserva de água doce da terra, ou seja, 12% do total mundial. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional. A Amazônia, por exemplo, é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. O volume d’água do rio Amazonas é o maior do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta. Ao mesmo tempo, é também uma das regiões menos habitadas do Brasil.
Em contrapartida, as maiores concentrações populacionais do país encontram-se nas capitais, distantes dos grandes rios brasileiros, como o Amazonas, o São Francisco e o Paraná. O maior problema de escassez ainda é no nordeste, onde a falta d’água por longos períodos tem contribuído para o abandono das terras e para a migração aos centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro, agravando ainda mais o problema da escassez de água nestas cidades.
Além disso, os rios e lagos brasileiro vêm sendo comprometidos pela queda de qualidade de água disponível para captação e tratamento. Na região amazônica  e no pantanal, por exemplo, rios como o Madeira, o Cuiabá e o Paraguai já apresentam contaminação pelo mercúrio, metal utilizado no garimpo clandestino, e pelo uso de agrotóxicos nos campos de lavoura. Nas grandes cidades, esse comprometimento da qualidade é causado por despejos de esgotos domésticos e industriais, além do uso dos rios como convenientes transportadores de lixo.


03/06/2013

AULAS DE TECLADO

Professor Cristian orienta alunos do EMI nas aulas de teclado.

AULAS DE MÚSICA

Os alunos do EMI aprendem música com aulas bem descontraídas com o Professor Cristian Seára.

JESC


Nos dias 20 a 25 anos de maio foi realizada a etapa Microrregional do JESC 12-14 e 15-17 anos, na cidade de Palma Sola, onde a Escola POPS obteve  bons resultados.

Segue abaixo uma relação das conquistas da Escola POPS nos jogos:

JESC  12 – 14 anos
ATLETA
MODALIDADE
CLASSIFICAÇÃO
André Teles
75 m (Atletismo)
3º lugar
Marcelo Forgiarini
250 m (Atletismo)
3º lugar
Rafael Lago
Xadrez (Atletismo)
1º lugar

JESC 15 – 17 anos
ATLETA
MODALIDADE
CLASSIFICAÇÃO
Iane Buligon
Xadrez
2º Lugar
Dioni Baronio
Xadrez
1º Lugar
Elvis Heberle
Tênis de mesa
1º Lugar
Rodrigo de Lara
Lançamento de dardo
2º Lugar
Isabel Mantelli
Lançamento de dardo
1º Lugar
Rosilene Berwanger
Lançamento de disco
1º Lugar
Juscimar Bonavigo
Arremesso de peso
1º Lugar
Maiara Heberle
Arremesso de peso
3º Lugar
Itacir Perin
Salto em altura
Lugar
Geovana Gomes
Salto em altura
2º Lugar
Luciano Gomes
Salto em distância
3º Lugar
Maiara Heberle
800m
2º Lugar
Mylena Piovesani
200m
2º Lugar
Paula Hanauer
3000m
3º Lugar
Gabriel Sartori
3000m
1º Lugar

Nas modalidades coletivas, a Escola POPS conquistou o primeiro lugar no futsal masculino 12-14 anos masculino e também classificou-se automaticamente para a próxima fase na modalidade de Voleibol Feminino 12-14 anos.

Esses resultados positivos são um reflexo do bom trabalho de todos os profissionais da escola, especialmente dos professores de Educação Física também da responsabilidade e do comprometimento dos alunos, há de se ressaltar  o bom trabalho do Professor Alcione a frente do futsal em Anchieta e do professor Patrick a frente do voleibol, onde os mesmos são responsáveis pelo treinamento extraclasse dos alunos que participam do JESC.