Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

30/10/2013

lV CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE


Desafiadora  pelo tema proposto – Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis – a lV Conferência  trouxe a partir dos projetos de ação o protagonismo das crianças e jovens  para as questões ambientais.
Nas escolas constituíram-se  debates,  processos dinâmicos de diálogo, e posições de criticidade, participação e transformação de problemas  socioambientais.  Transformar não apenas o ambiente, mas também as atitudes. As atividades foram divididas por turmas envolvendo os professores e suas disciplinas de forma interdisciplinar.
O envolvimento e a proposição de muitos projetos apresentados pelas turmas da Escola não adormecerão nas gavetas. Serão implementados no espaço escolar ou próximo dele para concretizar-se e servir de estímulo diário de cuidado e preservação.
Parabéns para os alunos participantes. Parabéns aos alunos  Gustavo, Eliziane  e Juliano classificados na etapa escolar e que representaram muito bem a escola na etapa regional. Pelo sistema de escolha democrática – Jovem Escolhe Jovem – obtiveram a 2ª melhor pontuação.

Agora é hora de construir o projeto na Escola: Aquecedor Solar.

24/10/2013

7 DE SETEMBRO


O desfile reuniu 38 entidades exaltando os 50 anos de emancipação política e administrativa. O 1º pelotão foi composto por ex-prefeitos, ex-vereadores e os eleitos desta gestão.
A EEB Professor Osni Paulino da Silva participou do desfile com algumas das atividades desenvolvidas neste ano.
Os alunos porta-bandeira à frente  que orgulhosamente levam as bandeiras do  Brasil,  de Santa Catarina, de Anchieta e do POPS.
Representando as festividades juninas o Sinhô e Sinhá 2013, Maico e Joseane.
A escola é lugar de conhecimento e inovação. Assim, nossos cientistas colocaram em ação suas duvidas e ideias e buscaram soluções para amenizar os problemas socioambientais e culturais dos dias atuais. Os trabalhos desenvolvidos na Feira de Ciências e Amostra dos Saberes e lV conferência Infanto juvenil do Meio Ambiente  foram sem duvida muito valiosos. Nossos cientistas ainda estão pensando...
Nossa história se constrói a cada dia e, há  50 anos de Emancipação de  Anchieta o povo vem demonstrando que aqui é bom de viver. Muitas coisas mudaram e muito se tem a fazer. O passado de glória e o presente de lutas  promovem e possibilitam a conquista de um amanhã melhor. A história de Anchieta trabalhada, enfatizada  e enaltecida em sala de aula através de documentos históricos, instrumentos antigo e atuais, roupas de ontem e de hoje, entrevistas, produções foram temas para as diferentes disciplinas e áreas de conhecimento na EEB POPS.

FEIRA DE CIÊNCIAS - INCENTIVO À CURIOSIDADE E À CRIATIVIDADE














Produzir conhecimento para além das salas de aula é um dos objetivos da  feira de ciências, além de revelar talentos e gerar inovações
Através da experimentação, incentiva-se o aprendizado, visando despertar nos estudantes o interesse e o amor pela ciência. Nas feiras, há uma ciência feita por 'amadores', palavra que, neste contexto,  significa, ao mesmo tempo, aquele que ama a ciência e aquele que não é profissional no assunto.
É preciso cultivar a curiosidade, o querer saber como as coisas são, para depois poder explicar, 
recriar e inventar.


VIAGEM À FOZ DO IGUAÇU


A Escola de Educação Básica Professor Osni Paulino da Silva realizou com os alunos do 2º Ano do Ensino Médio Inovador mais uma viagem de estudos com os recursos cadastrados no Planejamento de Redesenho Curricular – PRC – e destinados para esta finalidade. Após a viagem à Quinta da Estância, em Viamão e ao Museu da PUC em Porto Alegre, os estudantes conheceram  Foz do Iguaçu, especificamente a Usina de Itaipu, Parque das Aves e as Cataratas.
Além dos conhecimentos  técnicos assimilados na viagem de estudos, a possibilidade oferecida aos alunos  do passeio aos lugares turísticos de nosso País,  trouxe uma motivação pessoal  e garante a esta modalidade de Ensino de Tempo Integral( EMI)  um  considerável  avanço na proposta de oferecer aos jovens de 15 à 17 anos   uma Escola diferenciada   de Ensino Médio  que até ao final do curso  desenvolve  inúmeros potenciais e  prepara muito bem os estudantes para vida profissional e cidadã.

O Diretor Ernani Grabin que acompanhou os alunos, juntamente com mais 4 professores( professora Fernanda, Ana Cláudia, Gisele e professor Aloysio) e  destaca: “Viajar  e estudar, ler e observar como é de fato, além da motivação, oportuniza aos professores e alunos novos enfoques  de estudo e detalhamento de pesquisa.”


12/10/2013

SER CRIANÇA É



"Ser criança é acreditar que tudo é possível.

É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco

É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos

Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.

É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.

Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.

Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser."



10/10/2013

PRÉ-CONSELHO – DIÁLOGO QUE MERECE NOTA


Boas parcerias  correspondem a bons resultados. Assim  é o pré-conselho no POPS.  Os pais dialogam com os professores de todas disciplinas de seus filhos. São muitos professores: Ensino Fundamental – anos iniciais 3 professores,; anos finais  são  9 disciplinas; Ensino Médio  12  e EMI 16 disciplinas. Com a participação dos pais e comprometimento dos educadores  construímos  a Escola  desejada pelos alunos: moderna, eficiente e inovadora.
As famílias que não puderam comparecer na data previamente definida são convidados ao diálogo com ATP e Direção em outra oportunidade.
Assim,  o temido boletim  transforma a angústia em alegria por acompanhar a vida escolar do filho e as notas simbolizam a conquista do conhecimento.

Agradecemos aos  alunos e famílias do POPS.  Valeu  Professores. No   POPS   eternizamos amizades e aprendizagens. 

02/10/2013

DIVERSIDADE CULTURAL E LIBERDADE DE EXPRESSÃO


A partir do planejamento do 3º bimestre, “Diversidade Cultural e Liberdade de Expressão”, os alunos do 1º ano 1102 realizaram atividades na disciplina de geografia através de pesquisa sobre paisagens naturais e culturais, atividades econômicas e tipos de indústria de cada região brasileira. E como produto final, elaboraram um mapa do Brasil encaixando cada região conforme apresentação na sala.