Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

12/03/2012

Agrotóxicos




No dia 07/03/12 os alunos do Ensino Médio Inovador, juntamente com a Profª: de química, Ana Claudia, foram visitar a cooperativa Alfa,onde foram muito bem recebidos pelo Gerente Da Cooper o Senhor Celso, ele explicou para os alunos o uso dos agrotóxicos, quais os mais vendidos no munícipio de Anchieta, os perigos que eles trazem para a saúde, o uso de equipamentos para a proteção.Também foi relatado o uso correto das embalagens, como é feito esse descarte dessas embalagems.Foi muito emportante essa visita, pois os alunos não sabiam, como os agrotóxicos podem trazer perigo para a nossa vida.

Está mais que comprovado que a maioria dos agricultores desconhece os efeitos nocivos dos agrotóxicos, não usa equipamentos de proteção e é carente de assistência técnica. Além disso , a venda dos agrotóxicos é livre e sem controle.
Um dos fatores que agrava o problema atual de aplicação de agrotóxicos e consequentemente intoxicação dos consumidores dos produtos por estes fornecidos é a total falta de informação técnica dos agricultores sobre os componentes químicos presentes nos agrotóxicos e as consequências do uso desses produtos á saúde humana, bem como a falta de terinamento para o uso adequado dos produtos.
Como pode ser percebido, a maioria dos problemas poderiam ser solucionados com medidas relativamente simples, como Educação e Fiscalização.Agricultores bem informados, e com noções sobre efeitos dos agrotóxicos saberiam aplicá-los de forma mais adequada.
O tema "agrotóxicos" se mostrou muito amplo e especialmente importante do ponto de vista ecológico.
Ficou evidente que torna-se muito importante a educação dos produtores, uma maior orientação por parte de técnicos especializados, suporte do governo e essa orientação e a educação desses produtores como medidas contra consequências mais graves decorrentes do uso desses produtos químicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário