Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

20/03/2013

ENSINO MÉDIO DE PRIMEIRO MUNDO

 


No dia 12 de março/2013 a direção e professores da EEB Professor Osni Paulino da Silva -POPS- realizaram uma importante reunião com os pais dos alunos matriculados no 1º ano do Ensino Médio _ Inovador _ para prestar informações dos objetivos, atividades, grade curricular e enfoques diversos referente ao Programa,  no qual a escola está inserido. Participaram do encontro a Dra. Marcela de Jesus Marcondes, Promotora de Justiça da Comarca de Anchieta que esclareceu aos pais as principais leis que regulamentam o ensino público no Brasil, além de questões inerentes à disciplina e ao comprometimento com os estudos. A Sra. Nilza Sufredini, Gerente Regional de Educação, manifestou-se quanto a importância das mudanças na Educação e destacou as condições  estruturais e pedagógicas do POPS para  oferecer a comunidade escolar esta iniciativa. A Sra. Simone Niedermaeir, Integradora do Ensino Médio, relatou breve histórico da necessidade de mudanças no ensino aos alunos desta faixa etária, das metodologias utilizadas e do planejamento coletivo realizado pelos professores.

            Neste contexto, considerando a realidade educacional, destacamos a ousadia e determinação do POPS em tomar a frente e se propor a enfrentar os obstáculos sabidamente existentes para procurar “o novo”  e  a sociedade anchietense  poder  traçar  rumos seguros e promissores para seus filhos.
            A Educação sempre foi  destaque  de primeira página em todos governos, mas efetivamente o país não tem realizado o tema de casa. Dados estatísticos, índices de avaliações, números de evasões e repetências prenunciavam há tempo inúmeras situações problemáticas. O avanço da indústria, as transformações sociais, a explosão tecnológica  trouxeram uma outra realidade  socioeconômica e cultural totalmente ausente nas escolas que obrigou o governo a repensar a educação, neste momento , do Ensino Médio,  para evitar ainda mais o  fracasso da aprendizagem.
            Assim, ao definir o que ensinar na sociedade do conhecimento e estabelecer quais são as aprendizagens imprescindíveis, a nova proposta do Ensino Médio Integral _ Inovador-  compartilha o sentimento dos países que oferecem aos jovens  as competências necessárias para a vida  e que progressivamente serão estabelecidas: comunicação na linguagem materna, comunicação em línguas estrangeiras, competência matemática, competências básicas em ciências e tecnologia, competência digital, capacidade de aprender a aprender, competências sociais e cívicas, espírito de iniciativa e empreendedor, sensibilidade e expressões culturais.
            Ao final do ensino obrigatório o estudante deverá exercer uma cidadania ativa, incorporar-se a vida adulta de forma satisfatória e ser capaz de desenvolver uma aprendizagem permanente ao longo da vida.
            A partir deste pressuposto, a EEB Professor Osni Paulino da Silva, contemplada pelo Governo do Estado de Santa Catarina para participar deste programa, através de todas segmentos que compõem a comunidade escolar – APP, CDE, Grêmio Estudantil, Professores, funcionários e direção -  incansavelmente e de forma gradativa e com muito trabalho e planejamento de todas ações  pedagógicas e administrativas  percorre um caminho diferenciado. Os obstáculos são inúmeros, desde a estrutura física, materiais didático-pedagógicos, resistências às mudanças dos processos educacionais historicamente estabelecidos e vislumbrar a escola  necessária para sociedade atual e futura.
            É notório que neste processo a escola isoladamente não terá o êxito necessário. Através de reuniões com pais dos alunos, apoio da APP e CDE, da Gerência da Educação da 30ª SDR, participação da Promotoria de Justiça, a soma do conjunto de esforços  resultará  em transformações e em nova reorganização de currículo e da escola que garanta o  comprometimento e êxito de todos que compartilham esta caminhada.
               
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário