Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

28/03/2013

FELIZ PÁSCOA


ALUNOS DO EMI VISITAM A ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

Ultrapassar os muros da Escola para enriquecer mais o conhecimento recebido em sala de aula, vivenciando na prática o que assimilam dos livros e falas dos professores. Estes foram objetivos dos alunos da 2ª série do EMI, da EEB. POPS, em visita técnica realizada na Estação de Tratamento de Água.
O grupo esteve na ETA (Estação de Tratamento de Água) da Linha São Paulo, de onde capta a água do Rio Primeiro de Janeiro, e é gerenciada pela Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento). A atividade fez parte da prática da disciplina de química.
A Professora destaca que a aula foi muito produtiva. “ Os estudantes tiveram a oportunidade de visualizar os processos de tratamento (físicos e biológicos) empregado na ETA, assunto que estudaram na teoria. As aulas práticas são de suma importância, pois é neste momento que o aluno se depara com o futuro da água, assim proporcionando um melhor aprendizado na hora de gastar água em sua residência”, destaca a Professor de química.
A visita, que teve por objetivo de verificar na prática a tecnologias aplicadas e as formas de controle e o gerenciamento de uma estação de tratamento de água, também proporcionou aos alunos visualizar e verificar as dimensões necessárias para a implantação de uma ETA que atende ao município e discutir os pontos positivos e negativos o processo como um todo.
“A visita foi essencial para a real compreensão dos processos de tratamento de água, principalmente no que concerne aos processos biológicos, que são de difícil abstração”. É realmente fundamental o envolvimento dos alunos em vivências práticas”, completa a Professora Ana Claudia.


 

27/03/2013

ALUNOS DO EMI EM VISITA AO SHOW AGRÍCOLA


Entre os dias 20 a 22 de março de 2013, os alunos do EMI do POPS, acompanhados por alguns Professores fizeram uma visita técnica ao Show Agrícola de Palma Sola - SC., em busca de adquirir novos conhecimentos e se atualizarem com as novas tecnologias do meio rural, visto que o evento traz o que há de mais novo no setor, através de exposições de máquinas e implementos agrícolas, trazendo lavouras demonstrativas e também as mais novas tecnologias de pecuária e exposição da indústria e comércio.

 

26/03/2013

ELEIÇÕES 2013 - GRÊMIO ESTUDANTIL RUI BARBOSA

Dia 21 de março/2013 foi um significativo na vida dos estudantes da EEB Professor Osni Paulino da Silva. Conforme previa o edital – em anexo – realizaram-se as eleições dos alunos componentes da diretoria estudantil/gestão 2013. A organização dos estudantes para composição das chapas, planejar metas e ações, propostas de trabalho, dialogando com colegas foi um exercício da maturidade dos alunos do POPS. Além desta etapa houve a apresentação em plenária de todos componentes, suas atribuições, compromissos e respostas à questionamentos.


A diretoria do Grêmio Estudantil Rui Barbosa/gestão 2013 é constituída dos seguinte alunos eleitos:

ALUNOS DA EEB POPS PARCICIPAM DA MARATONINHA DE ANCHIETA


No dia 20 de março aconteceu a 5ª Maratoninha Municipal de Anchieta, tradicional evento esportivo em comemoração aos 50 anos do município. A largada das atividades teve inicio ás 8 horas em frente á Escola, os participantes dentre eles muitos de nossos alunos se fizeram presentes para a competição mesmo com o mau tempo. O público também esteve lá torcendo e incentivando os competidores das 10 diferentes categorias entre feminino e masculino, os quais realizaram percursos de 500 a 3000 metros. Depois de realizada a competição, houve a entrega de medalhas, a qual aconteceu na área coberta da Escola POPS.

A EEB POPS parabeniza a todos os competidores em especial os alunos da Escola.


 

22/03/2013

DIA MUNDIAL DA ÁGUA


Mensagem apresentada pela Professora Ana Claudia a todos os alunos.

Neste dia 22 de março é o dia mundial da água.
Então vamos cuidar desse bem tão precioso.
Reflitam!!
Quanta beleza, quanta utilidade, quantas finalidades nos traz esse elemento da natureza! Elemento que não sabemos aproveitar, desperdiçando-o, poluindo-o. Se a humanidade soubesse quantos danos está causando à natureza, quem sabe não voltaria atrás para desfazer  o erro no qual se envolveu...
Tudo é despejado na água sem um critério sequer.
Quem dera Deus, que a água pudesse ser usada não apenas para a higiene, mas também para lavar a consciência de muita gente.
Alunos, professores e funcionários! Vamos parar e refletir tudo o que estamos fazendo, vamos ser conscientes, começar por nós. Cuide da água, um bem tão precioso, algo tão importante para nosso corpo, afinal é o principal constituinte do mesmo. Água é vida, por isso faça sua parte para que num futuro muito próximo não viemos a sentir os efeitos do mal uso ou descuido om esse bem da natureza.
Cuide da água, ela é vida!! 

CRONOGRAMA - AULAS DE LEITURA

DIAS / MES
AULA
25 Março – Segunda Feira
1ª Aula
01 Abril – Segunda Feira
2ª Aula
08 Abril – Segunda Feira
3ª Aula
15 Abril – Segunda Feira
4ª Aula
22 Abril – Segunda Feira
5ª Aula


21/03/2013

CONVIVÊNCIA



Alunos do Ensino Médio Inovador (EMI) montando painéis de páscoa no horário de convivência, orientados pelo Professor Patrick Guardini.

ASSEMBLÉIA GERAL DA APP

 


A escola é o lugar onde pessoas se encontram para aprender, fazer amigos, socializar saberes. A família POPS se constitui de pais, alunos, professores e funcionários que fazem desta Unidade escolar um espaço de participação e cooperação. A Assembleia é realizada em 2 momentos: à tarde e à noite para que todos possam participar. Assim, no dia 14/03 fizeram-se presentes muitos pais engajados na busca de uma educação de qualidade e nas tomadas de decisões. Inicialmente os pais assistiram a um vídeo onde a sociedade, a escola e a família em conjunto fazem esta educação a partir de suas atitudes e valores inseridos em cada indivíduo. Entre os assuntos abordados na assembleia foram apresentados a prestação de contas do ano anterior realizada pelo tesoureiro da APP Sr.Patrick Guardini, a apresentação dos professores, tomadas de decisões para normatizar o convívio escolar, organização da escola, escolha do Conselho Deliberativo, exercício 2013/2014, onde a participação dos pais superaram os percentuais necessários para a composição do mesmo. Contamos com a participação de diversos representantes dos segmentos da nossa sociedade como: Promotora de Justiça Dra. Marcela De Jesus Fernandes, Sra. Leonita de Souza, Secretaria Municipal de Educação, entre outros. Os trabalhos foram conduzidos pelo diretor geral Sr. Ernani Grabin, juntamente com as assessoras.

20/03/2013

ENSINO MÉDIO DE PRIMEIRO MUNDO

 


No dia 12 de março/2013 a direção e professores da EEB Professor Osni Paulino da Silva -POPS- realizaram uma importante reunião com os pais dos alunos matriculados no 1º ano do Ensino Médio _ Inovador _ para prestar informações dos objetivos, atividades, grade curricular e enfoques diversos referente ao Programa,  no qual a escola está inserido. Participaram do encontro a Dra. Marcela de Jesus Marcondes, Promotora de Justiça da Comarca de Anchieta que esclareceu aos pais as principais leis que regulamentam o ensino público no Brasil, além de questões inerentes à disciplina e ao comprometimento com os estudos. A Sra. Nilza Sufredini, Gerente Regional de Educação, manifestou-se quanto a importância das mudanças na Educação e destacou as condições  estruturais e pedagógicas do POPS para  oferecer a comunidade escolar esta iniciativa. A Sra. Simone Niedermaeir, Integradora do Ensino Médio, relatou breve histórico da necessidade de mudanças no ensino aos alunos desta faixa etária, das metodologias utilizadas e do planejamento coletivo realizado pelos professores.

19/03/2013

JESC



No último dia 18 de março, a Escola de Educação Básica Professor Osni Paulino da Silva recebeu a etapa municipal do JESC (Jogos Escolares de Santa Catarina), nas idades de 12-14 e 15-17 anos, estiveram em disputa duas modalidades: Tênis de mesa e Xadrez onde alunos das Escolas João Café Filho, Padre Reinaldo Estein e do POPS participaram.
Os Professores envolvidos avaliaram de forma positiva esta etapa, pois a grande maioria dos jogos foram de alto nível e assim demonstrando que os alunos classificados estão preparados para as próximas fases do JESC. 




15/03/2013

ESPAÇO DA LEITURA




Ainda em fase de organização, nossa Biblioteca conta com um amplo acervo de livros, revistas com assuntos da atualidade e jornais regionais além de um bom  espaço para a prática da leitura.

AULAS PRÁTICAS


 

11/03/2013

DIA DO BIBLIOTECÁRIO



Dia 12 de março
Dia do Bibliotecário

Parabéns á nossa bibliotecária Ivonéia Ludke, pela valiosa contribuição prestada a cada dia.

07/03/2013

CRIANDO CARTOON


Alunos da 2ª Série do E.M.I desenvolvem cartoon utilizando as novas tecnologias. O trabalho está sendo desenvolvido na disciplina de inglês com a professora Lenir Lucas, os alunos criam seus personagens e a conversação entre eles, dando total preferência à língua estudada.

06/03/2013

GRÊMIO ESTUDANTIL 2013




A Direção da Escola de Educação Básica Professor Osni Paulino da Silva no cumprimento de suas atribuições, torna pública a escolha da Direção do Grêmio Estudantil para o ano de 2013 desta Escola de acordo com a lei federal Nº 7.398 de 11/1985. 
No dia 01 de março os alunos que fazem parte do Grêmio Estudantil matutino, vespertino e noturno reuniram-se no pátio coberto da escola com os demais alunos para apresentar o Edital de Convocação para uma nova eleição este ano.
O Edital foi presentado e exposto no mural da Escola e as fichas de inscrição na secretaria. 


03/03/2013

PLANEJAMENTO DO E.M.I.


A comunidade escolar trabalha para que possa corresponder às expectativas do EMI, cujo programa foi destinado ao POPS para iniciar as transformações necessárias e alcançar melhor qualidade na educação. Entre muitas situações que merecem destaque, o  planejamento interdisciplinar  coletivo semanal, onde acontece a troca de informações, sugestões e a busca incessante de novas metodologias inovadoras.

MOTIVAÇÃO


No dia 15 de fevereiro foi apresentado um vídeo de motivação e boas vindas a todos os alunos Professores e funcionários da E.E.B. POPS e em sala de aula foi trabalhado coletivamente a mensagem “Para que uma escola funcione “.


PARA QUE UMA ESCOLA FUNCIONE





VOLTA ÀS AULAS


No dia 14 de fevereiro iniciaram-se as atividades do ano letivo com os alunos onde o Diretor Ernani apresentou o grupo de Professores deste ano.
Para o ato foram convidados o Pastor Daniel e o  Padre Nelson,  para a  benção de início de ano. Na oportunidade foi apresentado pelo Pr. Nelson a Campanha da Fraternidade  com o Tema “Fraternidade e Juventude” Eis-me aqui, envia-me”.

01/03/2013

CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES



Com o objetivo de aperfeiçoamento e formação continuada dos profissionais da educação,  nos dias 06 e 07 de fevereiro os professores da rede Estadual da 30º Secretaria de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira,  participaram do curso de capacitação realizado em São José do Cedro com os palestrantes  Professor Dr. Alain Baderha Kalema com o tema Concepção Conceitual do Conhecimento-Escola e  Conhecimento, Como Controlar Situações Difíceis em Sala de Aula, Ginástica Cerebral: Uma Marca Chamada Você. E o Professor Dr.  Loeri Luiz Debona com o tema: O perfil do Educador do século XXI- Ética Profissional, Postura e Comprometimento com a Educação, Relações humanas no âmbito escolar, A motivação, a Criatividade e o Ensino e Aprendizagem e Afetividade.

E.E.B. POPS DÁ INÍCIO ÀS ATIVIDADES PARA O ANO DE 2013


No dia quatro de fevereiro desse ano os professores da Escola Professor Osni Paulino da Silva foram recepcionados com um gostoso café da manhã em suas dependências, momento esse de reencontro, e de conhecer os novos colegas de trabalho, momento de bate papo e descontração. Na sequência os professores  deram início ao Planejamento   Participativo das Atividades de Aprendizagem que serão desenvolvidas durante o ano letivo, seguinte a Proposta Curricular de Santa Catarina.
Definiu-se como Tema para o ano de 2013 “ Construir as atitudes e os saberes do hoje e do amanhã, objetivando para os alunos compreendam que o empenho e dedicação na escola refletirá  em suas profissões futuras e na vida. E o sub tema para ser trabalhado neste primeiro bimestre, “ 50 anos de Anchieta”.