Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

12/03/2015

EXPERIMENTO SOBRE A PROPRIEDADE DOS GASES

Os alunos da turma 2203 do Ensino Médio Inovador, na disciplina de química realizaram experimento no laboratório de biologia sobre as propriedades dos gases. Foi possível perceber o interesse dos alunos pelo tema, através da quantidade e qualidade dos
questionamentos realizados. Essa proposta inicial fundamentou-se em verificar e problematizar inicialmente o tema central da aula, gases. Os experimentos tem a capacidade de motivar e aumentar o interesse dos alunos nos conteúdo a serem estudados. Em virtude disso, os experimentos demonstrativos realizados tiveram como objetivo iniciar a construção de conceitos envolvendo gases. A professora Marlene Schaeffer Lago na disciplina de Química coordenou os experimentos com o auxílio da professora Elizandra Lucas dos Anjos para que as observações fossem realizadas, assim, posteriormente, os alunos terão bases para a aprendizagem de uma nova teoria, ou seja, em futuros encontros a teoria explicará o experimento, mas neste início o intuito também foi investigar os conhecimentos que os discentes já trazem em sua estrutura cognitiva.


EXPERIMENTO 1: O GÁS EXERCE PRESSÃO? Materiais necessários:
Uma garrafa PET vazia limpa e seca, com tampa de rosca. Um prego, uma panela ou tigela funda, uma jarra água.
Procedimento do primeiro experimento: Foi feito um furo no fundo da garrafa PET com o prego.  Colocando água dentro da panela e em seguida a garrafa foi emersa dentro da panela com água. Com a ajuda da jarra, colocou-se água dentro da garrafa e depois a mesma foi fechada com a tampa. A garrafa foi levantada e segurada pelo gargalo. Cuidadosamente, a tampa da garrafa foi aberta, e logo após, fechada.
Experimento 2: O GÁS OCUPA ESPAÇO?Materiais necessários: Um copo, Uma folha de papel, Uma panela ou tigela funda (com altura maior que a do copo) Água.Procedimento: Foi amassada uma folha de papel e colocada bem no fundo do copo. O copo foi virado de cabeça para baixo para ter certeza de que o papel não iria cair. Após colocamos água na panela e, em seguida, virado o copo de cabeça para baixo novamente e, mantendo-o na posição vertical, empurrado para dentro da panela de água. Após alguns instantes o copo foi retirado e o papel não foi molhado Segundo Giordan (1999). EXPERIMENTO 3: O GÁS EXPANDE E CONTRAI?Material necessário:1 garrafa pet transparente, vazia, limpa e seca, 1 balão( bexiga) e duas tigela, uma com água fria, e outra com água quente.Procedimento:
Pegue uma garrafa de vidro (pode ser uma garrafa de refrigerante) e coloque 15 ml de água. Aqueça-a até a água entrar em ebulição. Prenda uma bexiga na boca da garrafa. Conforme ela esfria, o gás puxará a bexiga para dentro e ela começará a encher. O que acontece é que a bexiga está prendendo o vapor na garrafa, à medida que ele esfria a pressão do ar exterior substitui o vapor que está condensando, esvaziando o interior da garrada. Os gases expandem-se quando aquecidos e encolhem-se quando condensados, deixando a garrafa "vazia" em comparação com a pressão no exterior. A bexiga enche dentro da garrafa para permitir que o ar de fora faça pressão na parte de dentro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário