Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

11/03/2015

FUSÃO E PONTO DE EBULIÇÃO



As turmas 901,902 e 903 do Ensino Fundamental tiveram como objetivo de revisar e
demonstrar na prática  os assuntos estudados em sala de aula na disciplina de Ciências. Os trabalhos foram desenvolvidos pela professora Marlene Schaeffer. Lago, com o apoio da professora Elizandra Lucas dos Anjos, desenvolveram experiências sobre fusão e ponto
de ebulição da água. Experiência realizada com água fervendo, gelo e sal.
EFEITO

Quando o sal é adicionado à água, o ponto de ebulição dela aumenta e o de congelamento diminui. Do ponto de vista molecular, quando a temperatura da água aumenta, as moléculas se movem mais rapidamente, colidem com mais frequência e liberam mais moléculas de gás de vapor. Os íons químicos do sal ocupam espaço, causando menos colisões das moléculas de água, fazendo com que elas não liberem moléculas de vapor como a água pura faria. Assim, é necessário mais energia (ou seja, uma temperatura superior) para a água salgada começar a ferver, os alunos perceberam que tanto na fusão como no ponto de ebulição as temperaturas permanecem constantes, como demostrado no experimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário