As turmas 901,902 e 903 do Ensino Fundamental
tiveram como objetivo de revisar e
demonstrar na prática os assuntos estudados em sala de aula na disciplina de Ciências. Os trabalhos foram desenvolvidos pela professora Marlene Schaeffer. Lago, com o apoio da professora Elizandra Lucas dos Anjos, desenvolveram experiências sobre fusão e ponto
de ebulição da água. Experiência realizada com água fervendo, gelo e sal.
demonstrar na prática os assuntos estudados em sala de aula na disciplina de Ciências. Os trabalhos foram desenvolvidos pela professora Marlene Schaeffer. Lago, com o apoio da professora Elizandra Lucas dos Anjos, desenvolveram experiências sobre fusão e ponto
de ebulição da água. Experiência realizada com água fervendo, gelo e sal.
EFEITO
Quando o sal é adicionado à água, o ponto de ebulição dela aumenta e o de
congelamento diminui. Do ponto de vista molecular, quando a temperatura da água
aumenta, as moléculas se movem mais rapidamente, colidem com mais frequência e
liberam mais moléculas de gás de vapor. Os íons químicos do sal ocupam espaço,
causando menos colisões das moléculas de água, fazendo com que elas não liberem
moléculas de vapor como a água pura faria. Assim, é necessário mais energia (ou
seja, uma temperatura superior) para a água salgada começar a ferver, os alunos
perceberam que tanto na fusão como no ponto de ebulição as temperaturas
permanecem constantes, como demostrado no experimento.
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