Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

20/05/2015

INDICADORES, ÁCIDOS E BASES


Os alunos da turma 1101 do Ensino Médio Inovador, na disciplina de Química realizaram experimento no Laboratório de Biologia sobre ácidos e bases, com o objetivo de revisar e demonstrar na prática  os assuntos estudados em sala de aula, pois é desta
forma, visualizando a experimentando que se aprende. Os experimentos foram desenvolvidos pela professora Karine Feltes, com o

apoio da professora Elizandra Lucas dos Anjos, desenvolveram experiências sobre os indicadores ácido-base que são substâncias orgânicas, que ao entrar em contato com um ácido ficam com uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com outra cor. Assim, para saber se uma substância é um ácido ou uma base, podemos utilizar um indicador orgânico para identificar a função química.

Para os experimentos realizados foi utilizado o indicador natural de repolho roxo. Os principais objetivos da prática foram: produzir um indicador natural ácido-base; detectar a zona de viragem do indicador; analisar as distintas cores das soluções e determinar a função de cada solução.  O suco de repolho roxo funciona como indicador de pH porque é rico em antocianinas. As antocianinas naturalmente sofrem mudanças de cor de acordo com o pH do meio: ficam vermelhas em meio ácido, roxas em meio neutro e esverdeadas em meio básico. Quando em meio extremamente básico, as moléculas de antocianina são destruídas e o resultado é a cor amarela.














Nenhum comentário:

Postar um comentário