Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

27/08/2015

INCLUSÃO SE CONQUISTA COM AUTONOMIA

Este é o tema proposto pela Federação Nacional das APAES para sensibilizar todos OS seres humanos e refletir a respeito da INCLUSÃO.
Na EEB POPS, pelas 2ª professoras e professora do SAEDE, juntamente com a equipe da APAE de Anchieta, (Diretora Vera), foram planejadas diversas atividades para a promoção das questões que envolvem a luta pela defesa dos direitos das pessoas com deficiências até conquista de novos espaços
necessários para de fato construir uma história de igualdade e de oportunidades para todos.



PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES PARA A SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA   
20 A 28 DE AGOSTO 
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSOR OSNI PAULINO DA SILVA 
ANCHIETA – SC. 
Planejamento desenvolvido pelas professoras Lucia Claci Wildner, Ilda Lazaretti Cavanholi, Ivani Maria Pauletti Cavalli, Elsi Portz Alnoch e Andréia Paula Fernandes. 
Turmas com os alunos inclusos: 702; 802; 903; 3301 e SAEDE. 
TEMA: A inclusão dos alunos com deficiência intelectual no ensino regular. 
OBJETIVO: Sensibilizar a comunidade escolar diante das diversas expressões de inclusão que cotidianamente se apresentam na comunidade escolar. 
JUSTIFICATIVA:  
Para uma escola tornar-se inclusiva, além de aberta para trabalhar com todos os alunos, incentivando a aprendizagem e a participação ativa, a escola direciona-se para um ensino de interação solidária e auxiliando o ser humano a se ver e se perceber como parte de um todo. 
A inclusão diz respeito a todos os alunos, e não somente a alguns. Ela envolve uma mudança de cultura e de organização da escola para assegurar acesso e participação para todos os alunos que a frequentam regularmente. A inclusão não é a colocação de cada criança individual nas escolas, mas é criar um ambiente onde todos possam desfrutar o acesso e o sucesso no currículo e tornarem-se membros totais da comunidade escolar e local, sendo, desse modo, valorizados, (MITTLER, 2003, p. 236). Sendo assim viemos por meio deste sensibilizar a comunidade escolar para as diferenças existentes em nossa escola. 
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: 
Organizar o mural da escola com frases, cartazes sobre a inclusão e fotos dos alunos inclusos juntamente com suas turmas para darmos inicio a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na nossa escola. 
No dia 20 de agosto a equipe multiprofissional da APAE irá realizar uma palestra sobre inclusão e prevenção para todos os alunos da escola, onde a equipe irá esclarecer sobre os tipos de deficiências, uma discussão com a comunidade escolar de como fazer a inclusão acontecer sendo que esta não é dever apenas do professor, mas de toda a escola e comunidade que esta inserida. Também neste dia será feita a distribuição de panfletos sobre a prevenção de alguns tipos de deficiência para todos os alunos 
Assistir os documentários “Inclusão de Deficientes em Escolas Públicas. Educação Especial – 1º parte” e “Inclusão de Deficientes nas Escolas Públicas. Educação Especial 2º parte”na disciplina de Português, após debater e conversar sobre a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais. A partir da conversa realizada elaborar com as turmas dos alunos inclusos poemas, poesias, frases palavras, acrósticos ou textos com ilustrações para expor na escola durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. 
Durante as aulas de Ensino Religioso as turmas que possuem os alunos inclusos irão ler um texto com o titulo “O que é inclusão escolar?” Em seguida farão uma reflexão sobre o que é inclusão para eles. Após a reflexão o professor irá expor algumas frases:  
- VAMOS CONSTRUIR UMA ESCOLA INCLUSIVA ONDE OS ALUNOS POSSAM: 
TENHA CORAGEM DE SER DIFERENTE; 
- INCLUIR SIGNIFICA PROMOVER E RECONHECER O POTENCIAL INERENTE A TODO SER HUMANO EM SUA MAIOR EXPRESSÃO: A INCLUSÃO. 
- A INCLUSÃO É. 
- TODA A INCLUSÃO DEPENDE PRIMORDIALMENTE DO OLHAR DE CADA UM. 
Por meio destas frases cada aluno irá escolher uma frase para confeccionar um cartão ilustrado usando a sua criatividade para entregar aos alunos da APAE em um dia de visita a escola.  
No dia 24 de agosto na escola acontecerá a Hora Cultural, neste dia alguns alunos da escola da APAE irão participar das apresentações, apresentando um número e assistir as apresentações das turmas com alunos inclusos e demais turmas da escola. 
No dia 24 de agosto antes do inicio das aulas a 2º professora Lucia Claci Wildner, realizará a Oração da Pessoa com Deficiência, junto com os professores da escola para enfatizar a inclusão em nossa comunidade escolar. 
Do dia 24 a 28 de agosto o sinal da escola será tocado com o Hino do Excepcional, para dar destaque a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. 
No dia 27 de agosto os alunos das turmas 702; 802; 903 irão participar do Futebol Inclusivo. Amigos da Inclusão”, no turno vespertino no ginásio municipal que é organizado pela escola da APAE. 

INCLUSÃO SE CONQUISTA COM AUTONOMIA” 

Anchieta, 28 de julho de 2015. 















Nenhum comentário:

Postar um comentário