Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

03/10/2017

BIOCONSTRUÇÃO


BIOCONSTRUÇÃO

A EEB POPS visitou, em Guaraciaba, a bioconstrução de Ricardo Scalco. De acordo
com o relato do professor e proprietário, o projeto começou a ser estudado em 2011, onde em busca de pós-graduação em Ecologia sempre aparecia algo relacionado a bioconstrução, assim começarando a colocar no papel todas as ideias e possibilidades da construção. O desafio de efetivar algo novo e diferente moveu um processo de estudo, viagens e experimentações, resultando em uma habitação integrada ao ecossistema do qual faz parte, primando por um processo biossustentável, de sustentabilidade, alimentação, bem-estar e harmonia com o meio-ambiente.
Durante o encontro, Ricardo explicou o processo de construção e objetos utilizados, basicamente feita de barro, garrafas de vidro, madeira de demolição e materiais recicláveis, além da preocupação ecológica do projeto, que iniciou pela escolha do local, levando em consideração fatores ambientais, geográficos, hídricos e energéticos. Outro diferencial da casa, é o telhado verde, além de ser ecologicamente correto, traz conforto térmico e acústico, além de ser mais um espaço de lazer.
Além da construção, o idealizador do projeto trabalha com a permacultura, horta escalonada e minhocário, dentro da ideia de reaproveitamento máximo e menor impacto ambiental.
Com a experiência nossos estudantes tiveram a oportunidade e percepção de enxergar a sociedade diferente, possibilidades de que se pode construir a própria casa, ter a sua horta e produzir seus alimentos, assim conservando a natureza, deixando um legado sustentável e um futuro melhor ao planeta.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário