Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

28/11/2017

Hora Cultural


POPS realizou momento cultural

Escola POPS de Anchieta proporciona Momento Cultural para os alunos que participam do Ensino Médio Inovador.
Anchieta
Durante a sexta-feira foi realizada no Colégio Pops, em Anchieta, um dia cultural. O momento surgiu das atividades realizadas no Ensino Médio Inovador, que conta com disciplinas culturais, como dança, teatro, artesanato, música e atividades esportivas.
Conforme a professora de Português, Literatura e teatro, Janaina Paula Marques da Rosa, durante o bimestre passado foram realizados ensaios e apresentações para fazer o momento cultural na escola “É um momento de incentivo aos alunos, onde eles têm uma oportunidade de mostrar o que estão aprendendo”, detalha.
O Ensino Médio Inovador é um projeto voltado para os alunos de 1º, 2º e 3º ano. O Pops implantou o programa em 2012. “Essas aulas acontecem de terça-feira a tarde que são as atividades esportivas e dança ginástica, e na sexta-feira de manhã é mais voltado para atividades culturais”, explica a professora Janaina.
Durante o dia cultural no Pops foram realizadas 25 apresentações. “Os adolescentes tiveram a oportunidade de
perder o medo e ganharem os palcos. Nós professores pensamos o seguinte: o que adianta a gente ensaiar os alunos se eles não são desafiados, por que a vida não é feita em uma cadeira em frente ao professor, a vida é encarando as pessoas”, salienta a professora que ajudou a organizar o evento.
A professora destaca que essa foi uma oportunidade para os alunos evoluírem. “A gente percebe que muitas vezes os jovens se escondem na internet, eles não precisam falar com as pessoas pessoalmente, então quando a gente traz eles pro palco é exatamente pra eles começarem a perder o medo. Para que eles enfrentem a vergonha, par que se desafiem e percebam que podem se sair muito bem; isso é importante, por que a vida não deixa a gente se esconder”, destaca Janaina.
Além do teatro, outra matéria que chama atenção dos alunos é a música, ministrada pelo professor Giovane Klauck, 22 anos. Tem ainda a professora Emanuela Razia de 19 anos, que é professora de dança e ginástica, além da professora Karine e Ligiane Provin, que ensinam artesanato e também o professor Fábio que ensina tênis de mesa.
Os professores Giovane e Emanuela estudaram no POPS e se formaram no Ensino Médio Inovador. Para Emanuela esta é uma oportunidade para os alunos descobrirem a cultura. “Os alunos aprendem que além de matemática, português também pode se aprender coisas diferentes, como dança, e que é algo legal, que pode aproximar, ainda mais a escola dos alunos e famílias.
O professor Giovani conta que enquanto aluno aprendeu' a aproveitar melhor o tempo, já que tinha aulas pela manhã e a tarde. “Quando estudei no Ensino Médio Inovador eu já gostava da música, mas meu professor conseguiu desenvolver essa paixão e me inspirar ainda mais, e é isso que eu tento passar pros meus alunos, por que acredito que a música que a pessoa escuta tem o poder de transformai”, declara.
Atualmente o Pops contém 131 alunos no Ensino Médio Inovador, e ao todo na escola são mais de 340 alunos. O diretor Ernani Grabin destaca as conquistas do trabalho que vem sendo desenvolvido há cinco anos. “Além da cultura o esporte também é trabalhado. Buscamos apresentar pra eles esportes menos conhecidos, como o badminton, tênis de mesa e outros para diversificar o aprendizado”, detalha o diretor.

Jornal
A escola está desenvolvendo ainda um projeto paralelo, o jornal da escola, lá foram lançados o Jornal do Galo e o Crioulo Informa que tiveram tiragem de 1 mil exemplares cada um, sendo que eles foram realizados pelos alunos do 1º ano. “Desde que eu comecei a dar aulas de português, há 10 anos sempre quis fazer um jornal impresso, fazer com que os alunos não escrevam apenas para o professor. Então em meados de junho eu lancei essa ideia para os primeiros anos e eles aceitaram o desafio. Então dividimos eles em equipe de publicidade, de cultura, de colunistas e ai eles foram produzindo o conteúdo do jornal”, conta a professora Janaina.
Após lançada a ideia os alunos foram atrás de patrocínios para poder pagar a impressão do jornal que foi lançado durante o momento cultural. Conforme Janaina, que além de organizar o conteúdo com os alunos também diagramou o jornal, foi uma atividade diferenciada que os alunos, que tem entre 14 e 16 anos, gostaram muito. “Os alunos realmente gostaram muito dessa atividade, eles tinham que sair pra rua, fazer entrevista, escrever as matérias então eles se empolgaram muito”, destacou.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário