Escola
POPS de Anchieta proporciona Momento Cultural para os alunos que
participam do Ensino Médio Inovador.
Anchieta
Durante
a sexta-feira foi realizada no Colégio Pops, em Anchieta, um dia
cultural. O momento surgiu das atividades realizadas no Ensino Médio
Inovador, que conta com disciplinas culturais, como dança, teatro,
artesanato, música e atividades esportivas.
Conforme
a professora de Português, Literatura e teatro, Janaina Paula
Marques da Rosa, durante o bimestre passado foram realizados ensaios
e apresentações para fazer o momento cultural na escola “É um
momento de incentivo aos alunos, onde eles têm uma oportunidade de
mostrar o que estão aprendendo”, detalha.
O
Ensino Médio Inovador é um projeto voltado para os alunos de 1º,
2º e 3º ano. O Pops implantou o programa em 2012. “Essas aulas
acontecem de terça-feira a tarde que são as atividades esportivas e
dança ginástica, e na sexta-feira de manhã é mais voltado para
atividades culturais”, explica a professora Janaina.
Durante
o dia cultural no Pops foram realizadas 25 apresentações. “Os
adolescentes tiveram a oportunidade de
perder
o medo e ganharem os palcos. Nós professores pensamos o seguinte: o
que adianta a gente ensaiar os alunos se eles não são desafiados,
por que a vida não é feita em uma cadeira em frente ao professor, a
vida é encarando as pessoas”, salienta a professora que ajudou a
organizar o evento.
A
professora destaca que essa foi uma oportunidade para os alunos
evoluírem. “A gente percebe que muitas vezes os jovens se escondem
na internet, eles não precisam falar com as pessoas pessoalmente,
então quando a gente traz eles pro palco é exatamente pra eles
começarem a perder o medo. Para que eles enfrentem a vergonha, par
que se desafiem e percebam que podem se sair muito bem; isso é
importante, por que a vida não deixa a gente se esconder”, destaca
Janaina.
Além
do teatro, outra matéria que chama atenção dos alunos é a música,
ministrada pelo professor Giovane Klauck, 22 anos. Tem ainda a
professora Emanuela Razia de 19 anos, que é professora de dança e
ginástica, além da professora Karine e Ligiane Provin, que ensinam
artesanato e também o professor Fábio que ensina tênis de mesa.
Os
professores Giovane e Emanuela estudaram no POPS e se formaram no
Ensino Médio Inovador. Para Emanuela esta é uma oportunidade para
os alunos descobrirem a cultura. “Os alunos aprendem que além de
matemática, português também pode se aprender coisas diferentes,
como dança, e que é algo legal, que pode aproximar, ainda mais a
escola dos alunos e famílias.
O
professor Giovani conta que enquanto aluno aprendeu' a aproveitar
melhor o tempo, já que tinha aulas pela manhã e a tarde. “Quando
estudei no Ensino Médio Inovador eu já gostava da música, mas meu
professor conseguiu desenvolver essa paixão e me inspirar ainda
mais, e é isso que eu tento passar pros meus alunos, por que
acredito que a música que a pessoa escuta tem o poder de
transformai”, declara.
Atualmente
o Pops contém 131 alunos no Ensino Médio Inovador, e ao todo na
escola são mais de 340 alunos. O diretor Ernani Grabin destaca as
conquistas do trabalho que vem sendo desenvolvido há cinco anos.
“Além da cultura o esporte também é trabalhado. Buscamos
apresentar pra eles esportes menos conhecidos, como o badminton,
tênis de mesa e outros para diversificar o aprendizado”, detalha o
diretor.
Jornal
A
escola está desenvolvendo ainda um projeto paralelo, o jornal da
escola, lá foram lançados o Jornal do Galo e o Crioulo Informa que
tiveram tiragem de 1 mil exemplares cada um, sendo que eles foram
realizados pelos alunos do 1º ano. “Desde que eu comecei a dar
aulas de português, há 10 anos sempre quis fazer um jornal
impresso, fazer com que os alunos não escrevam apenas para o
professor. Então em meados de junho eu lancei essa ideia para os
primeiros anos e eles aceitaram o desafio. Então dividimos eles em
equipe de publicidade, de cultura, de colunistas e ai eles foram
produzindo o conteúdo do jornal”, conta a professora Janaina.
Após
lançada a ideia os alunos foram atrás de patrocínios para poder
pagar a impressão do jornal que foi lançado durante o momento
cultural. Conforme Janaina, que além de organizar o conteúdo com os
alunos também diagramou o jornal, foi uma atividade diferenciada que
os alunos, que tem entre 14 e 16 anos, gostaram muito. “Os alunos
realmente gostaram muito dessa atividade, eles tinham que sair pra
rua, fazer entrevista, escrever as matérias então eles se
empolgaram muito”, destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário