Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

05/06/2013

EXPERIMENTO DE DENSIDADE COM NAFTALINA


Esse experimento de densidade consiste em colocar uma bolinha de naftalina em um frasco com uma solução de açúcar e água, sendo que ela para exatamente entre as duas partes.

Materiais e Reagentes:
*Açúcar
*Água
*Frasco alto, estreito e transparente
*Copo
*Colher
Opções: corante, ovo cru e pedaço de batata.

Resultados e Discussão:

A bolinha de naftalina possui densidade maior que a da água pura, afundando ao ser colocado nela. Porém, ela é menos densa que uma solução saturada de água com açúcar. É por isso que a bolinha de naftalina não afunda totalmente, mas permanece parada entre a solução concentrada e a água pura. Com o passar do tempo, a solução de açúcar se misturará com a água, tornando-se mais diluída e, consequentemente, menos densa, porém ainda mais densa que a água sozinha. Assim, se a densidade da solução For menos que a da naftalina, a bolinha afundará; e se for maior, a bolinha de naftalina flutuará. Essa experiência também pode ser realizada colocando-se um corante na solução de açúcar, para se visualizar mais claramente que a bolinha para exatamente entre as duas soluções.

Atividade desenvolvida com os 1º anos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário