Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

13/03/2015

DENSIDADE

As turmas 901,902 e 903 do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências com o objetivo de revisar e demonstrar na prática os assuntos estudados em sala de aula, pois é desta forma, visualizando a experimentando que se aprende. Os experimentos foram desenvolvidos pela professora Marlene Schaeffer Lago, com o apoio da professora 

Elizandra Lucas dos Anjos, desenvolveram experiências sobre os diferentes níveis de densidade da água. A densidade de uma substância é uma grandeza que relaciona a massa de um material com o volume por ele ocupado. A substância menos densa fica na parte superior quando misturada com substâncias mais densas que ela e vice-versa. É possível também modificar a densidade de uma substância por misturá-la com outras menos ou mais densas. Observe como isso é feito e como pode ser realizado em sala de aula, por meio da seguinte experiência simples e com materiais de fácil acesso: Materiais Necessários:1 ovo cru;1 copo ou béquer (pode ser qualquer recipiente transparente); Água; Sal de cozinha (cloreto de sódio- NaCL); Vareta de vidro ou colher para misturar. Procedimento: Colocar água até a metade do copo de béquer e adicionar o ovo.  Os alunos devem observar quem é mais denso.   O ovo ou a água? Em seguida, em outro copo de béquer acrescente água e um pouco de sal e misture bem, coloque o ovo novamente no copo. Que mudança de densidade é possível visualizar? Acrescente água e bastante sal em outro copo e misture bem, coloque o ovo novamente. Que mudança de densidade é possível visualizar? Resultados e Discussão: Quando se adiciona o ovo cru na água pura, ele vai para o fundo do recipiente, o que nos indica que ele é mais denso que a água. Porém, quando se adiciona sal na água, o ovo flutua. Isso ocorre porque o sal é mais denso que a água; assim a densidade do conjunto “sal + água”, torna-se maior que a densidade do ovo, por isso ele flutua.Conclusão:O professor complementou a explicação mostrando que a densidade do Mar Morto é tão grande que as pessoas podem flutuar nele, sem se preocupar em afundar. Isso ocorre em razão da alta concentração de sal dissolvido na água desse mar. É inclusive em virtude disso que ele se chama “Mar Morto”; essa concentração de sal impede que haja vida animal e vegetal nesse local.




Nenhum comentário:

Postar um comentário