Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

01/06/2017

CONCURSO VEREADOR POR UM DIA

‘Vereador Por Um Dia’ é realizado em Anchieta
A sessão simulada do concurso Vereador Por Um Dia, movimentou a Câmara de Vereadores de Anchieta nessa quarta-feira, dia 31 de maio. Plenário lotado, com a presença de familiares, professores, colegas dos estudantes escolhidos para viver a experiência de ser vereador do Legislativo Anchietense, também esteve prestigiando a sessão o vereador João Laerte dos Santos de São Miguel da Boa Vista juntamente com a Professora Angélica Petter e alunos da escola básica, ele demonstrou interesse em implantar o projeto vereador por dia em seu município, o vereador salientou que a maioria dos políticos não gostam que a população entendam a política, e em Anchieta é diferente, eles trazem a comunidade para participar e entender melhor.
Os nove estudantes que desempenharam a função de vereador, e dois estudantes que desempenharam a função de Secretaria e Chefe de gabinete discutiram e votaram 11 indicações. A atividade contemplou os alunos do ensino médio, que representaram a Escola Estadual Osni Paulino Da Silva, (E.E.B.POPS) do município.
Para o Presidente da Câmara, Ivo Schaeffer, a realização do projeto foi de grande importância para aproximar os jovens da política municipal. “Com a atividade os estudantes conseguem avaliar nitidamente o papel do vereador e a sua importância perante a sociedade”. Conforme Ivo, foi gratificante acompanhar o desempenho dos vereadores por um dia. Bem como, os alunos conhecer de perto as atribuições do Poder Legislativo Municipal.
Conheça os estudantes que fizeram parte do projeto
Durante a sessão simulada Vereador Por Um Dia, o cargo de presidente da Câmara foi desempenhado pela estudante Laura Cristina Pansera. A função de vice-presidente foi exercida pelo aluno Murilo Luiz Bernardi. O trabalho de primeiro secretário foi executado por Cristiano Brugnara a função de segundo secretário ficou com o estudante Mateus Henrique Signor. Os demais estudantes que desempenharam a função de vereador foram: Victor de Lara Fraider, Diogo Rafael Stefanello, Henrique Garlet, André Teles Guerini e Jose Horácio Andrade da Silva. Laura Canci na função de Secretaria e Stephani Tabaldi na função de Chefe de gabinete.
Solicitações que entraram em pauta:
Na sessão do Vereador Por Um Dia, da Câmara de Vereadores de Anchieta, entraram em pauta 11 indicações, sendo todas as solicitações aprovadas. Confira os pedidos:
Indicação N°01: Disponibilizar verba para participação dos jovens atletas em jogos a nível regional estadual, assim representando o município.
Indicação N°02: Instalação de câmeras de monitoramento nas ruas de Anchieta – SC
Indicação 03: Coleta seletiva no município de Anchieta, reduzir o índice de resíduos que são encaminhados para o aterro, ainda com potencial de reciclagem, consequentemente aumentando a vida útil dos produtos, fortalecendo a economia do município e aumentar a longevidade do aterro sanitário.
Indicação N°04: Reabertura do quiosque, reabrir o quiosque da Praça de Anchieta. Seria alugado por alguém responsável.
Indicação N°05: Disponibilizar torres com sinal de internet para a população do interior.
Indicação N°06: Abertura do hospital com boas condições e equipamentos.
Indicação N°07: Abrir uma nova biblioteca em um local mais apropriado, para leitura, colocar mesas ao ar livre, mas aconchegante, com vários tipos de livros e assuntos diversificados, pra assim agradar a todos.
Indicação N°08: Retomada da festa do milho crioulo, juntamente com a EXPO ANCHIETA, tornando assim um evento maior e mais atrativo.
Indicação N°09: Arrumar o acesso as propriedades rurais da porteira para dentro com remuneração nas horas das máquinas da prefeitura municipal de Anchieta – SC.
Indicação N°010: Buscar recursos, cadastrar junto ao ministério da cultura projeto para espaço e construção ao museu municipal.
Indicação N°011: Propomos que a escolha das soberanas do município, já realizada, seja de forma livre, em que as interessadas se inscrevam por vontade própria para concorrerem à representante do município e não “selecionadas”, convidadas, como acontece atualmente.
Durante a sessão, cada um dos jovens vereadores teve espaço regimental para apresentar suas indicações e argumentar defesa das mesmas, em seguida passou-se a palavra livre, espaço destinado para tratar de assuntos diversos.
As indicações apresentadas pelos jovens serão encaminhadas aos órgãos competentes, conforme salientou o Presidente da Câmara, Senhor Ivo Schaeffer. Após o encerramento da sessão foi feito a entrega de um certificado simbólico para cada aluno que teve a oportunidade de estar participando do concurso vereador por um dia.  




























Nenhum comentário:

Postar um comentário