Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

08/06/2017

Projeto Escola e Moradia recebe palestras de professores da UNOESC

A parceria entre a ADR de Dionísio Cerqueira e a Universidade do Oeste de Santa Catarina propiciou a EEB POPS a realização de duas palestras.

Abordando o tema “Qual a cidade que queremos?” o professor e urbanista Nivaldir Júnior Ferreira De Lima apresentou aos estudantes do Ensino Médio Inovador uma ótima reflexão sobre o desenvolvimento sustentável, turismo ecológico, cidades e hábitos de consumo, além dos objetivos de desenvolvimento com base na geografia local, oferecendo perspectivas sobre a cultura local, a história social e as questões de planejamento e mobilidade urbana enfrentada pelos moradores, problematizando a viabilidade das ideias.
Alertando a preocupação em preservar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, com o desenvolvimento, destacou-se a estrutura das cidades, calçadas, ruas, parques públicos e  auto-organização, planejamento de maior densidade nas cidades, locais e usos compartilhados. Grifaram-se também os problemas do planejamento voltado para o  carro e a degradação das cidades em função do uso excessivo do automóvel que tornariam as cidades menos inclusivas, poluídas e sem espaços públicos para terem uma vida em comunidade.
O encontro “Cidade que queremos”  incentivou os alunos a passeios ao ar  livre, utilização das praças e espaços públicos, potencialização de seus recursos naturais e cuidados que ajudam a colocar as pessoas em contato com seu ambiente urbano e com a comunidade do seu bairro com o objetivo de preencher as  lacunas sociais e geográficas criando  espaços para as cidades  descobrirem-se.

A psicóloga e professora Aline Bogoni Costa abordou o tema “Relações interpessoais em tempo de mudanças” aos alunos das séries finais do Ensino Fundamental, relacionando fatos e eventos do passado, da vivência dos pais e avós, com o momento atual. A abordagem crítica refere-se as interferências das redes digitais que tornam os vínculos humanos superficiais, perdendo a essência humana da convivência de contato e proximidade entre pessoas, a qual preconiza relações mais fortalecidas, despertando sentimentos e emoções permanentes.













                                   
                                   


Nenhum comentário:

Postar um comentário