Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

01/06/2017

Palestra "Arqueologia: Do campo ao laboratório"

A arqueologia tem o intuito de manter vivo materiais que o tempo e a ação do homem transforma. É através desses estudos que técnicas e utensílios utilizados pelas civilizações vão sendo aprimorados e assim influenciando e facilitando o modo de vida das sociedades.
De um modo ou de outro, tudo o que brota da terra retorna a ela um dia. No solo ou na água, em climas frios ou secos, a terra encerra e protege as ruínas e os objetos esquecidos pelo homem, resquícios de civilizações antigas. Os arqueólogos estudam esses vestígios, revelando aspectos importantes sobre a vida dos homens de antigamente e sobre as mudanças climáticas que modificaram o planeta.
Atualmente, os arqueólogos estão por toda parte, em montes e vales, sob os mares e nas cidades. Eles investigam todos os períodos da humanidade, das nossas origens até os dias de hoje, e examinam as culturas antigas, tanto as desaparecidas quanto as antepassadas diretas das sociedades atuais. Ao acompanhar o seu trabalho passo a passo, neste guia sobre a arqueologia, aprendemos não só a respeito dos vários ramos dessa ciência e os diversos métodos utilizados pelos arqueólogos para encontrar e estudar ruínas e sítios arqueológicos, mas também sobre a história do nosso planeta e de todos que o ocuparam.
Muitos desses vestígios vêm sendo apagados pela ação do próprio ser humano, seja no reaproveitamento de materiais, seja em projetos de utilização do território - como a edificação de uma grande barragem que inundará um vale inteiro, de um estacionamento subterrâneo ou de uma linha de metrô. Ao falar sobre a arqueologia preventiva, este livro chama atenção dos jovens para alguns cuidados a serem tomados nos dias de hoje, e nos ensina que a incerteza quanto ao futuro pode ser atenuada por um conhecimento mais amplo do passado.

Com essa preocupação arqueólogos da Arqueoeste palestraram aos alunos do ensino fundamental no dia 30 de maio, esclarecendo dúvidas e despertando curiosidade.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário