Este espaço foi criado para divulgar e socializar projetos, ações e atividades realizadas pela escola, professores e alunos.


Visite também nossa página no Facebook em:


www.facebook.com/EEB-POPS

19/05/2016

Enfrentando Crises e Construindo Valores

Trabalhando o tema do bimestre Enfrentando Crises e Construindo Valores. A busca de equilíbrio para enfrentar os desafios ambientais, econômicos, sociais e éticos os 8º anos realizaram um projeto de releitura de imagens especialmente nos temas ambientais a partir das obras e biografias de Frans Krajcberg. Escultor, pintor, gravador, fotógrafo. Estuda engenharia e artes na Universidade de Leningrado. Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), perde toda a família em um campo de concentração. Muda-se para a Alemanha, ingressando na Academia de Belas Artes de Stuttgart, onde é aluno de Willy Baumeister. Chega ao Brasil em 1948. Em 1951, participa da 1ª Bienal Internacional de São Paulo com duas pinturas. Reside por um breve período no Paraná, isolando-se na floresta para pintar. Em 1956, muda-se para o Rio de Janeiro, onde divide o ateliê com o escultor Franz Weissmann (1911 - 2005). Naturaliza-se brasileiro no ano seguinte. A partir de 1958, alterna residência entre o Rio de Janeiro, Paris e Ibiza. Desde 1972, reside em Nova Viçosa, no litoral sul da Bahia. Amplia o trabalho com escultura, iniciado em Minas Gerais, utilizando troncos e raízes, sobre os quais realiza intervenções. Viaja constantemente para a Amazônia e Mato Grosso e fotografa os desmatamentos e queimadas, revelando imagens dramáticas. Dessas viagens, retorna com raízes e troncos calcinados, que utiliza em suas esculturas. Na década de 1980, inicia a série Africana, utilizando raízes, cipós e caules de palmeiras associados a pigmentos minerais. A pesquisa e utilização de elementos da natureza, em especial da floresta amazônica, e a defesa do meio ambiente, marcam toda sua obra. O Instituto Frans Krajcberg, em Curitiba, é inaugurado em 2003, recebendo a doação de mais de uma centena de obras do artista.
Os alunos orientados pela professora Maria Roseli Lucas na disciplina de Arte realizaram pesquisa biográfica sobre o artista e suas obras. Em seguida foi realizada a socialização das informações. Proposto um trabalho de releitura de algumas esculturas do artista. Os alunos receberam uma representação de imagem de obras diversas e, em dupla deveriam executar o projeto. Verificaram em casa, na natureza galhos, raízes e troncos os quais estão dispersos, sem vida e desperdiçados, ou seja, não tem finalidade na natureza, pois ´objetivo é reaproveitar o que a natureza não aproveita mais. A partir daí, foi projetado de que forma estes “restos” virariam Arte e voltariam a vida embelezando e encantado a todos.
Foram inúmeros dias de trabalho e, com muita criatividade, desprendimento e busca pelo melhor aproveitamento das raízes, troncos, galhos os alunos realizaram as esculturas, réplicas, releituras das obras deste artista polonês que no Brasil ainda é pouco conhecido, mas, que internacionalmente tem reconhecimento e foi condecorado com medalhas pelo belíssimo trabalho realizado em prol da natureza.
Os trabalhos foram expostos no espaço escolar onde os alunos das turmas explanaram para as demais turmas seus trabalhos no momento em foram visitados por colegas desta escola. Estamos muito orgulhosos e satisfeitos com a arte final, especialmente pelo trabalho de conscientização e reaproveitamento da natureza sem o menor prejuízo à mesma.
Parabéns a todos que se envolveram neste trabalho.











 















Nenhum comentário:

Postar um comentário